13 dicas indispensáveis de como economizar combustível

31/01/2020, 23:20h

Separamos 13 dicas indispensáveis para que você consiga reduzir os custos mensais com seu veículo. Saiba, agora, como economizar combustível.

Em tempos de crise financeira e de combustível com aumentos constantes, planejar os gastos mensais e poupar na hora de abastecer é essencial para não passar por apuros.

Mas você sabia que existem medidas práticas e que podem ajudar a reduzir o consumo e fazer com que você demore mais tempo para precisar abastecer?

Pensando nisso, separamos as 13 dicas de como economizar combustível de forma segura e de acordo com as leis de trânsito, além de ajudar na redução dos gastos mensais. Confira!

13 dicas incríveis de como economizar combustível

Confira a seguir, técnicas simples que podem ser adotadas para reduzir o consumo de combustíveis e ajudar na redução dos custos.

  1. repense a escolha do tipo de combustível, sempre abasteça em postos de combustível confiáveis;
  2. revisões periódicas na parte mecânica do veículo;
  3. considere utilizar um sistema de carona solidária;
  4. calibre os pneus regularmente;
  5. troque de marcha na hora certa;
  6. não sobrecarregue o veículo, evite transportar itens muito pesados;
  7. não acelere e freie bruscamente;
  8. ar condicionado só quando necessário, ao usar confira se todas as janelas estão fechadas;
  9. em um engarrafamento, desligue o motor
  10. evite o ponto morto;
  11. mantenha o carro sempre alinhado e balanceado;
  12. fique atento às velas e filtros;
  13. evite acessórios desnecessários.

1. repense a escolha do tipo de combustível

Você sabia que a qualidade do combustível é essencial para garantir uma maior eficácia ao seu veículo? Seja carro, moto ou qualquer outro tipo de veículo que necessite de combustível, é muito importante que você sempre abasteça em postos confiáveis.

Outro ponto imprescindível é na escolha entre gasolina ou etanol. Antes de julgar os valores, conheça o desempenho do seu veículo, ou seja, quantos quilômetros percorre com um litro de combustível, e opte sempre pelo melhor custo/benefício.

2. revisões periódicas na parte mecânica do veículo

Revisões periódicas ajudam a evitar imprevistos e são mais baratas do que as revisões corretivas. Além de garantir segurança aos condutores e mais eficiência na rodagem, o que é um fator importante na hora de economizar.

As peças começam a sofrer desgastes naturais com o passar do tempo e a deterioração acaba afetando o consumo do combustível. Por isso, fique atento à garantia das peças de acordo com o prazo determinado pelo manual do fabricante ou com as necessidades.

3. considere utilizar um sistema de carona solidária

No Brasil, os projetos de carona compartilhada estão crescendo a cada dia, muitas pessoas estão aderindo com o objetivo de dividir os gastos com o combustível, tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

Também chamada de carona solidária, funciona através do cruzamento de rotas entre motoristas e passageiros que vão para uma mesma direção e que, por esse motivo, podem utilizar o mesmo veículo.

4. calibre os pneus regularmente

A calibragem dos pneus é indicada que seja feita pelo menos uma vez por semana. Sempre se certifique de que o pneu está com a numeração da calibragem indicada pelo fabricante.

Essa é uma das práticas mais indicadas para quem procura como economizar combustível. Afinal, quando os pneus estão descalibrados ou até murchos, existe um atrito maior com a via e o consumo de combustível pode aumentar em até 3%.

A porcentagem pode parecer pouca, mas quando somamos os gastos em um ano faria uma grande diferença se você tivesse economizado.

5. troque de marcha na hora certa

Cada marcha possui uma faixa de velocidade que é ideal para a movimentação do veículo, sendo que cada um exige a troca em velocidades diferentes.

A troca de marcha na hora errada pode fazer com que o veículo gaste mais combustível. Se a resposta for lenta, troque a marcha antes que o veículo comece a consumir mais combustível do que o necessário.

  • Se o veículo estiver falhando: a marcha deve está acima do ideal.
  • Se o motor estiver “roncando”: a marcha está abaixo do recomendado.

Por isso, é necessário avaliar como o motor responde à demanda de aceleração em relação ao peso transportado.

6. não sobrecarregue o veículo, evite transportar itens muito pesados

O transporte de itens muito pesados no veículo pode impactar no desempenho dele e, consequentemente, no consumo excessivo de combustível.

Por isso fique atento ao peso limite estipulado no manual do fabricante para que o seu veículo não sofra danos.

7. não acelere e freie bruscamente

Acelerar o veículo bruscamente força o motor, exigindo que ele trabalhe mais rápido para responder o comando, havendo uma grande chance da injeção eletrônica levar mais combustível do que o necessário ao motor.

Para evitar esse aumento no consumo do combustível, opte por sempre aumentar a velocidade de forma progressiva.

Freadas bruscas comprometem o funcionamento ideal do sistema de frenagem do veículo e provoca aumento no consumo do combustível.

O aumento do consumo acontece porque o veículo precisa trabalhar mais rápido para responder ao comando recebido. Por isso, se eduque a sempre tirar o pé do acelerador com antecedência e deixar que o motor reduza a velocidade do carro sozinho, para somente depois frear.

8. ar condicionado só quando necessário, ao usar confira se todas as janelas estão fechadas

Optar por andar com as janelas abertas ao invés de usar o ar condicionado, contribui para a aerodinâmica e na economia de cerca de 5% a 10% em combustível.

Mas, caso seja necessário utilizar o ar condicionado, certifique-se de que todas as janelas estão fechadas para evitar que o ar frio saia e gaste ainda mais combustível.

9. em um engarrafamento, desligue o motor

Se você chegou até aqui já deve ter notado que evitar o consumo desnecessário do combustível é o ideal para economizar.

Por isso, em situações de trânsito intenso, o indicado é manter o motor do carro desligado.

Confira também algumas dicas sobre o que não fazer no trânsito

 

10. evite o ponto morto

Apesar de muitos motoristas acreditarem que andar em ponto morto reduz gastos com o combustível, isso não é verdade e o que acontece é justamente o contrário.

O ponto morto consome mais combustível, pois o motor gira em rotação baixa, enquanto o carro anda em velocidade mais alta. Isso ocorre porque o veículo entende que está andando em marcha-lenta, fazendo com que o sistema de injeção eletrônica envie mais combustível para o motor.

Ao invés de usar o ponto morto, mantenha o carro engatado na marcha mais alta possível e não use o acelerador, assim você conseguirá economizar combustível.

11. mantenha o carro sempre alinhado e balanceado

O alinhamento e balanceamento corretos de um veículo pode ajudar a reduzir o consumo de combustível.

Isso porque, rodas desalinhadas provocam uma dificuldade maior para o carro se locomover, pois as rodas se arrastam o que acaba reduzindo a vida útil dos pneus, aumentando o risco de acidentes como, por exemplo, batida de carro.

Fique atento à qualquer sinal de problemas no alinhamento ou balanceamento, como vibrações ou sentir que o veículo está puxando para um lado, verifique isso imediatamente, pois também ajudará a economizar combustível.

12. fique atento às velas e filtros

As velas são componentes responsáveis pela ignição da mistura ar e combustível, o que faz o motor funcionar. Quando estão muito gastas, a queima de combustível fica desregulada e aumenta o consumo.

Os filtros de ar, de óleo e de combustível também são componentes muito importantes e por isso devem ser trocados de acordo com as instruções do manual do fabricante.

Quando a troca dos filtros não é realizada, o motor precisa trabalhar mais e acaba consumindo mais combustível.

13. evite acessórios desnecessários

Quando temos um veículos prezamos por sempre melhorar de toda a forma o nosso conforto e algumas funcionalidades, por isso acabamos instalando diversos acessórios. Mas, fique atento!

Acessórios podem aumentar o consumo do combustível pois, geralmente, aumentar o peso do carro, mudam as características originais do veículo e provocam mais resistência contra o ar, prejudicando também a aerodinâmica.

Sabemos que ter um veículo ajuda em várias questões do nosso dia a dia, seja para facilitar a locomoção e/ou por ser um meio de trabalho.

Na hora de reduzir os custos com veículos, não existem milagres. No entanto seguindo as 13 dicas de como economizar combustível que acabamos de listar, o seu consumo pode reduzir consideravelmente.

Até a próxima!

Publicado por: Redação

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Descubra como escolher o melhor seguro para carro e moto

19/02/2020, 09:57h

Estamos sujeitos a roubos, assaltos, furtos e isso se reflete no trânsito. Clique e confira como escolher o melhor seguro para carro e moto.

Melhorias na mobilidade urbana da cidade de Feira de Santana

19/02/2020, 09:47h

A Prefeitura de Feira de Santana continua realizando obras para melhorar a mobilidade da cidade, baseadas no Projeto Mobilidade Urbana Sustentável. Saiba mais!

Trânsito mais gentil: 15 dicas para ter uma boa conduta

19/02/2020, 09:39h

Selecionamos 15 dicas para ajudar você, motorista, a ter uma boa conduta e assim tornar o trânsito mais gentil. Vamos conferir?

Direção Defensiva: saiba como ela garante um trânsito seguro

19/02/2020, 09:27h

Você sabe quais são os principais benefícios da direção defensiva e como ela ajuda a tornar o trânsito mais seguro? Clique aqui e descubra como!

Vai equipar o carro? Saiba o que é permitido pela lei

31/01/2020, 23:43h

Vai equipar o carro mas não sabe o que é e não é permitido por lei? Confira o nosso artigo com 9 acessórios que você pode usar sem se preocupar.

9 principais equipamentos de segurança para ciclistas

31/01/2020, 23:34h

Você sabe quais são os equipamentos de segurança para ciclistas indispensáveis? Separamos 9 itens essenciais para garantir mobilidade urbana e proteção.

13 dicas indispensáveis de como economizar combustível

31/01/2020, 23:20h

Separamos 13 dicas indispensáveis para que você consiga reduzir os custos mensais com seu veículo. Saiba, agora, como economizar combustível.

Conheça quais são os benefícios da carona solidária

31/01/2020, 23:11h

Separamos 4 aplicativos mais usados no momento para carona solidária. Confira quais são os benefícios dessa prática e como começar a usufruir deles!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: