9 principais equipamentos de segurança para ciclistas

31/01/2020, 23:34h

Você sabe quais são os equipamentos de segurança para ciclistas indispensáveis? Separamos 9 itens essenciais para garantir mobilidade urbana e proteção.

Segurança nunca é demais, não é mesmo? Principalmente quando é algo relacionado à mobilidade urbana como, por exemplo, andar pelas ruas, dirigir e até mesmo correr ao ar livre.

Por isso, independente da prática que você for realizar sempre fique atento(a) às medidas de segurança e educação para o trânsito.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a bicicleta é considerada um veículo e por isso exige regras básicas de circulação assim como o uso de equipamentos de segurança.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os itens de segurança para quem pedala. Então, vai andar de bicicleta?

Confira quais são os principais equipamentos de segurança para ciclistas.

9 equipamentos de segurança para ciclistas

Antes de começar a pedalar pelo trânsito de Feira de Santana, é muito importante que você use todos os equipamentos de segurança para que queda, tombo, colisão ou batida de carro não deixem sequelas graves.

1. Capacete

Uma das características dos capacetes para bicicletas é que eles são leves e ao mesmo tempo resistentes, além de ajudar na aerodinâmica. Isso, porque, os buracos são importantes para a quebra da resistência do ar. Para uma maior proteção, escolha um modelo com proteção para o queixo e a boca.

2. Luvas e óculos de proteção

A luvas protegem as mãos e em climas frios protegem da temperatura. Na hora de escolher, opte por um modelo lavável, com membranas que cubram os dedos total ou parcialmente.

Já os óculos oferecem uma proteção importante contra poeira e outras partículas que podem entrar nos seus olhos.

3. Protetores de mãos

Esses protetores são encaixados no guidão da bicicleta, e pode vir com reflexos ou luzes, que ajudam na visibilidade.

Também protege as mãos contra objetos que possam ser arremessados contra a bicicleta, evitando que atinjam diretamente as suas mãos.

4. Luzes e sinais sonoros para bicicletas

As luzes são indispensáveis por causa do alcance de visibilidade delas. Assim como os faróis, piscas de emergência e setas que informam a direção que o ciclista está tomando.

Para uma maior visibilidade e segurança opte por: luzes traseiras abaixo do banco, duas luzes laterais colocadas nos guidões, e uma luz frontal usada como farol.

Os sinais sonoros são: buzina ou sino, que funcionam como alerta para os motoristas, motociclistas, pedestres e animais.

5. Materiais reflexivos nas bicicletas

Para uma maior visibilidade, a fita reflexiva deve ser usada na própria bicicleta (laterais, traseira, frente, pedais e rodas) e nos itens de proteção como capacetes e luvas.

6. Encaixes de pés e pedais

Os encaixes ajudam a eliminar as falhas quando um pé desliza fora do pedal no momento errado.

Mas, opte por sistemas de encaixe rápido, que desencaixam quando você move os pés para fora. Treine bastante o encaixe e desencaixe para evitar complicações e possíveis acidentes.

7. Pneus de bicicletas

Existe um tipo de pneu para cada situação. Por isso sempre fique atento(a) a qual o tipo de terreno você vai pedalar e escolhe o melhor tipo para asfalto, trilhas, lama ou estradas de terra.

8. Joelheiras e caneleiras

As joelheiras e caneleiras, protegem com eficiência contra impactos para colisões de alta velocidade.

9. Proteção peitoral, costas, antebraço e ombreiras

Esse tipo de proteção absorve parcialmente o impacto, ajudando a evitar costelas ou vértebras quebradas.

Como prejudicam a mobilidade, são recomendados somente se você for realizar trilhas difíceis e ainda assim é mais eficiente usar camisas longas e acolchoadas para proteção.

Mas, lembre-se! Os equipamentos de segurança mais importantes em qualquer bicicleta são as suas atitudes sobre o que não fazer no trânsito.

Por isso, não deixe de usar os equipamentos de segurança para ciclistas. Afinal, eles podem salvar vidas no trânsito.

Fique atento(a)! Caso não existam ciclovias, ciclofaixas ou acostamento, ou ainda quando não for possível utilizá-los, ocupe os bordos da pista, sempre obedecendo o sentido da via, com preferência sobre os veículos automotores.

Até a próxima!

 

 

Publicado por: Redação

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Como a mobilidade interfere no isolamento social? Confira

24/06/2020, 10:22h

Você sabia que a nossa mobilidade tem total relação com o nível considerado ideal de isolamento social? Então, confira!

Usuários do transporte coletivo recebem máscaras da Prefeitura de Feira

24/06/2020, 10:18h

Prefeitura de Feira e SMTT fazem distribuição de máscaras para usuários do transporte coletivo. Confira!

Prefeitura de Feira e SMTT distribuem máscaras para taxistas

24/06/2020, 10:13h

Ação em conjunto com a SMTT busca proteger essa importante classe da nossa cidade. Confira!

Benefícios da PPP da iluminação de LED em Feira de Santana

24/06/2020, 10:11h

Parceria Público-Privada trará uma nova iluminação pública de LED para o município, melhorando ainda mais a nossa mobilidade. Vem conferir!

Pandemia e documentação: confira as mudanças

24/06/2020, 10:01h

Por conta da pandemia, algumas mudanças importantes aconteceram nos DETRAN’s de todo o Brasil. Confira!

Recuperação de vias na cidade e zona rural: o que tem sido feito?

10/06/2020, 16:52h

A Prefeitura de Feira vem trabalhando na recuperação de diversas vias na cidade e na zona rural. Quer saber mais? Então, confira!

Quais os benefícios do Projeto Novo Centro para o município?

10/06/2020, 16:13h

As obras do Novo Centro de Feira de Santana já estão a todo vapor. Mas, quais benefícios o projeto vai trazer para o município? Vem descobrir!

Projeto Novo Centro: Saiba o que já tem sido feito!

10/06/2020, 16:08h

Iniciada em meados de abril, as obras de requalificação do novo centro de Feira de Santana estão caminhando dentro do prazo estipulado. Confira o que já tem sido feito!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: