Entenda como surgiu o Projeto Mobilidade Urbana de Feira de Santana

24/09/2019, 18:39h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre as pesquisas que embasaram a criação do Projeto Mobilidade Urbana de Feira de Santana.

Como surgiu o Projeto Mobilidade Urbana de Feira de Santana

Você já deve ter ouvido falar sobre o Projeto Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana. Mas, sabe qual foi o principal objetivo para a criação dele?

Neste artigo, nós vamos esclarecer como ocorreu o processo de desenvolvimento do projeto e qual o impacto de uma melhor mobilidade urbana para a população.

Afinal, os projetos voltados para a mobilidade urbana sustentável, são desenvolvidos com o objetivo de reduzir os congestionamentos e excesso de pedestres no centro urbano.

Vamos conferir?

Saiba o que originou o Projeto Mobilidade Urbana de Feira de Santana

Após um ano e meio de muitos encontros, reuniões, estudos, análises e diagnósticos, o Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana foi entregue ao prefeito Colbert Martins pela WBCSD.

A WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), é a empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Coordenado pela Pirelli, o Projeto Mobilidade Urbana Sustentável foi desenvolvido com a proposta de resolver, ou ajudar a resolver, os problemas ocasionados pelo excesso de veículos que circulam, principalmente, no centro comercial de Feira de Santana.

Tais ações possibilitaram o mapeamento de um conjunto de desafios para que a gestão municipal busque por soluções viáveis, o que exigirá uma complexa articulação entre as secretarias municipais.

Nesta primeira fase do projeto foram mobilizadas as secretarias do Planejamento, do Trabalho, do Turismo e Desenvolvimento Econômico, do Meio Ambiente, do Transporte e Trânsito, de Saúde, de Comunicação Social e a Superintendência Municipal de Trânsito.

Pesquisa sobre a Mobilidade Urbana em Feira de Santana

                 A Pesquisa de Mobilidade Urbana realizada sob responsabilidade do SiMPlify no ano passado (2018), colaborou para a criação do Projeto Mobilidade Urbana Sustentável.

O SiMPlify é uma colaboração global entre empresas e cidades para promover a inovação em sistemas de mobilidade urbana fáceis, seguros e limpos para todos.

A pesquisa obteve 1128 respostas, sendo 57,9% dos entrevistados homens com idade entre 18 e 44 anos e 42,1% mulheres. 

O perfil dos entrevistados foram de empregados ou estudantes, com ensino médio ou superior, e habilitado a dirigir carro ou moto/scooter. Sendo que 44,7% se locomove utilizando carro e 85% além do carro também utiliza transporte público.

Confira a seguir os principais pontos analisados durante a pesquisa.

Segurança ao caminhar pelas ruas de Feira de Santana

96,7% dos entrevistados se sentem inseguros ou muito inseguros em caminhar durante a noite e 73,4% se sente muito insatisfeito com o estado de segurança pessoal para os caminhantes.

Segurança pessoal (70%), qualidade e disponibilidade dos passeios (57,8% e 54,8%, respectivamente), são apontados como os aspectos mais importantes para poder caminhar na cidade.

Apesar de a maioria dos entrevistados gostar de caminhar, não o faz com mais frequência por ter medo de ser vítima de:

  • violência física: 62%;

  • por considerar os passeios de má qualidade: 48,9%.

Segurança ao andar de bicicleta na cidade

5,2% dos entrevistados dizem andar de bicicleta diariamente e 66,5% dizem quase nunca pedalar, sendo que 71,2% atribuem o fato de não pedalar por existirem poucas faixas exclusivas.

Uso de veículos particulares

64,3 % dos respondentes se deslocam de veículo particular diariamente. Os que se deslocam com menos frequência, dizem não fazê-lo por existirem muitos congestionamentos (53,1%).

Intermodalidade: frequência de viagens utilizando dois ou mais meios de transporte

61,8% quase nunca faz viagens intermodais (integrando mais de um modal) 32,1% afirma não fazer viagem intermodal por não ter informação sobre outros modais ou como fazer as conexões.

59% afirma que a disponibilidade e localização dos pontos de baldeação entre modais é o mais importante para fazer uma viagem intermodal.

Poluição sonora/ruídos e uso de tecnologia no trânsito

86,6% dos respondentes sentem médio, pouco ou nenhum incômodo com o ruído do trânsito viário na cidade.

A maioria dos respondentes usa smartphones diariamente (92,8%), e entre esses, 51,9% está ciente das ferramentas de mobilidade oferecidas. Desses, 73,9% faz uso dessas ferramentas.

Uso e frequência dos espaços públicos

79,4% não usa os espaço públicos com mais frequência por se sentir inseguro, ao passo que 58,4% dos respondentes também mencionam os espaços serem pouco atraentes. Ainda assim, 16,9% usa os espaços públicos diariamente ou algumas vezes por semana.

58,8% gosta ou gosta muito de usar os espaços públicos da cidade. 64,6% considera segurança como o aspeto mais importante de um espaço público, e 49,1% das respostas reforça a importância de existirem espaços abertos a todos (praças, parques).

Transporte público de Feira de Santana

50,2 % não gosta de andar de ônibus / van 58,2 % classificam a Pontualidade como o aspeto mais importante de utilização do transporte público, seguido de tarifa.

  • 44,7% desajuste de horários (flexibilidade);

  • 45,6% desconforto;

  • 44,1% insegurança;

  • 40,5% tarifa.

Oportunidade econômica e segurança

55% limitaram a escolha da educação de seus filhos por conta do tempo de deslocamento 61,4% se sente limitado no acesso ao mercado de trabalho por causa do sistema de transporte (desconectado) 

80,4 % se sentem insatisfeitos com a sensação de segurança pessoal 80,3 % se sentem insatisfeitos com a segurança no trânsito.

Mas, o que a mobilidade urbana sustentável assegura à população?

O projeto busca oferecer à população a garantia de chegar ao seu destino, no horário certo e com tranquilidade, através do uso de transporte coletivo ideal, até mesmo de bicicleta ou a pé. Para tanto, será necessário:

  • criação de ciclovias;

  • calçadas adaptadas aos deficientes físicos e visuais;

  • condições para que qualquer cidadão possa decidir que tipo de transporte vai usar.

O projeto também conta com a ativação do BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus.

O BRT Feira de Santana, funcionará como um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporcionará mobilidade urbana rápida, confortável e segura.

De acordo com o Projeto Mobilidade Urbana Sustentável serão realizadas obras de requalificação das praças e ruas situadas no entorno do Centro Comercial de Feira de Santana.

Todas as propostas presentes no projeto são decorrentes de uma ampla pesquisa sobre mobilidade urbana sustentável aplicada em vários segmentos da população.

Os grupos de trabalho, cujo resultados foram obtidos através de uma pesquisa aplicada de forma off-line, foram conduzidos pela Secretaria de Planejamento e a Secretaria de Transportes e Trânsito.

Este projeto possui como objetivo:

  • duplicação de viadutos;

  • melhorias na mobilidade do trânsito e de pessoas na Avenida Artêmia Pires (um dos vetores atuais do crescimento urbano);

  • aquisição de novos e modernos equipamentos de sinalização de trânsito, adequados para atender aos portadores de deficiência;

  • ampliação das ciclovias;

  • reconfiguração dos passeios e áreas de uso comum;

  • requalificação total do Centro Comercial.

As obras de estrutura que já estão sendo realizadas na cidade, servirão como parte complementar ao plano de requalificação das vias e logradouros considerados vitais à acessibilidade da população.

O Projeto Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana possui o objetivo de proporcionar um trânsito mais seguro para toda a população.

 

Até a próxima!

Publicado por: Redação | Foto: ASCOM

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Aumento do delivery e o coronavirus: como a mobilidade atua neste cenário?

22/05/2020, 14:57h

Em tempos de pandemia, os serviços de delivery ganharam ainda mais força. Mas, qual a sua ligação com a mobilidade? Vem descobrir!

Aumento do delivery x coronavirus: como a mobilidade atua neste cenário?

22/05/2020, 11:02h

Em tempos de pandemia, os serviços de delivery ganharam ainda mais força. Mas, qual a sua ligação com a mobilidade? Vem descobrir!

Mobilidade e coronavírus: qual a relação?

20/05/2020, 17:52h

Como um vírus descoberto a um pouco mais de 6 meses se espalhou de forma tão rápida? Vamos descobrir!

Interrupção do transporte intermunicipal colabora no combate a pandemia? Descubra!

20/05/2020, 16:56h

Desde o dia 17/04, está suspensa a circulação de ônibus intermunicipais em quase 100 municípios do Estado. Mas, qual a finalidade desta decisão? Vem conferir!

Transporte público x Coronavírus: como se prevenir? Confira!

18/05/2020, 11:01h

Conheça as novas medidas de segurança e prevenção contra o coronavírus no âmbito do transporte público no município. Saiba mais!

Quer saber o que pode ou não reabrir no comércio? Então confira!

13/05/2020, 11:15h

Após diversos decretos, muita gente possui dúvidas sobre o que pode abrir ou não na cidade. Quer saber mais? Então, confira!

Drive-Thru diferente: como os novos tempos de pandemia alteram nossos costumes

12/05/2020, 10:58h

Em tempos de pandemia, modelos já conhecidos de mobilidade se adaptam ganham novos sentidos, como no caso do Drive-Thru. Vem saber mais!

Pavimentação das Avenidas Getúlio Vargas e João Durval ganham reforço

12/05/2020, 10:52h

Mesmo durante a pandemia do coronavírus, a prefeitura de Feira segue trabalhando para melhorar ainda mais a mobilidade na cidade. Vem saber mais!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: