Barreira Sanitária: você conhece a importância desta ação?

17/07/2020, 12:01h

Realizada em diferentes bairros da cidade, as barreiras sanitárias são um importante equipamento de prevenção contra o coronavírus. Saiba mais!

Com o exponencial aumento dos casos do coronavírus em todo o país, governos estaduais e municipais estão elaborando novas medidas de segurança para o combate à pandemia que nos atinge. Além das ações de prevenção recomendadas e as restrições já impostas, como o fechamento do setor comercial e o isolamento social, alguns locais também estão implantando barreiras sanitárias em determinadas regiões. Em Feira de Santana, não é diferente. Por aqui, este tipo de ação vem ocorrendo em diferentes bairros do município, obtendo importantes resultados, até o momento. 

MAS, O QUE SÃO AS BARREIRAS SANITÁRIAS?

Mecanismo legal utilizado por autoridades governamentais, as barreiras sanitárias fiscalizam a circulação de pessoas em determinados locais. Este mecanismo tem por objetivo evitar ou prevenir os riscos de contaminação e disseminação de doenças ou a introdução de espécies que possam ameaçar a saúde de seres humanos, como é o caso do coronavírus. 

Aqui em Feira de Santana, as barreiras sanitárias contam com a participação efetiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev), Guarda Municipal, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Secretaria de Comunicação e Procon. 

O objetivo deste contingente  vai além da simples abordagem dos transeuntes, durante o funcionamento das barreiras sanitárias, ações de fiscalização, conscientização e prevenção também são realizadas pela nossa equipe, levando ainda mais tranquilidade para os habitantes da região. 

 

FOI ABORDADO POR UMA BARREIRA SANITÁRIA? ENTENDA O PROCEDIMENTO

Bom, se você foi abordado por uma barreira sanitária, fique tranquilo! Todo o procedimento é feito para garantir a sua saúde e segurança. 

Pra começar, a equipe realiza uma triagem inicial para a identificação de alguns sintomas. Em seguida, caso a pessoa apresente algum sintoma especifico, é realizada a coleta de uma amostra de sangue para a realização de teste rápido. O resultado sai em apenas 20 minutos, o que agiliza ainda mais o processo. 

Dependendo do resultado, são feitas orientações básicas de conduta, como o uso de máscara e a importância da higienização. Caso o resultado do teste dê positivo, são tomadas todas as medidas cabíveis, sempre de acordo com a Vigilância Epidemiológica. 

 

PRINCIPAIS SINTOMAS DO CORNAVÍRUS

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em uma parte das pessoas diagnosticadas com o COVID-19, pode ocorrer à evolução dos sintomas para casos mais graves,  podendo até mesmo ser necessário um atendimento hospitalar emergencial, necessitando inclusive de internação com suporte respiratório.

Os sintomas mais comuns da covid-19 são:

  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de Garganta
  • Dificuldade para respirar e falta de ar.

 

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS?

Imaginamos que a essa altura do campeonato, você já tenha noções básicas de como se prevenir  do coronavírus, mas, não custa nada reforçar as medidas necessárias, não é mesmo? 

Segundo o Ministério da Saúde, as recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;
  • Fique em casa;
  • Ao sair de casa, utilize máscaras caseiras ou descartáveis;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa;
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos;
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
  • Evite circulação desnecessária na rua;
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

 

Mais do que nunca, a Prefeitura de Feira conta com a sua colaboração. Para que a gente consiga sair dessa situação o mais rápido possível, é necessário que você cumpra o isolamento social. Então, se puder, fique em casa. Se sair, use máscara. 

Até a próxima! 

 

 

Publicado por: Redação | Foto: SECOM

Categoria: Conheça mais

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Preparado para as próximas eleições? Entenda as mudanças provocadas pelo “novo normal”

31/07/2020, 23:27h

Entenda como as eleições de 2020 se encaixarão no neste “novo normal” em que vivemos!

Projeto Novo Centro: acompanhe o que tem sido feito em prol da nossa mobilidade!

31/07/2020, 23:23h

O Projeto Novo Centro está revolucionando o modal do centro comercial de Feira de Santana. Confira o que já tem sido feito!

Isolamento do canteiro central da Av. Getúlio Vargas: você sabe o motivo?

31/07/2020, 23:16h

O sistema BRT continua avançando em Feira de Santana. Agora, novas grades de isolamento foram instaladas na principal avenida da cidade. Venha entender o motivo!

Desinfecção na zona rural: conheça um pouco mais sobre este importante trabalho!

31/07/2020, 23:12h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para conter a disseminação da covid-19, inclusive na zona rural do município. Acompanhe!

A volta do drive-in em tempos de pandemia: entenda os motivos!

27/07/2020, 09:58h

Criado na década de 1930, o drive-in já havia sido deixado de lado por muitas pessoas. Agora, por conta da pandemia, eles estão retornando com força total como uma “nova” opção de lazer. Confira!

Trabalhando com App’s de entrega e transporte? Confira essas dicas!

27/07/2020, 09:51h

Utilizado por uma imensa gama de brasileiros, os aplicativos de transporte e delivery se tornaram uma fonte de renda pra muita gente. Quer saber como otimiza-los? Confira algumas dicas!

Barreira Sanitária: você conhece a importância desta ação?

17/07/2020, 12:01h

Realizada em diferentes bairros da cidade, as barreiras sanitárias são um importante equipamento de prevenção contra o coronavírus. Saiba mais!

Feira de Santana e mobilidade sustentável: saiba o que tem sido feito

17/07/2020, 11:56h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para levar até você mobilidade com muito mais qualidade de vida. Confira!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: