Batida de carro em Feira de Santana? 5 dicas de como agir

29/08/2019, 16:02h

Batida de carro em Feira de Santana? Não se desespere. Separamos 5 dicas de como agir após sofrer um acidente de trânsito. Leia mais informações neste artigo!

Bati o carro e agora?

O primeiro passo é manter a calma!

Infelizmente, os acidentes de trânsito fazem parte da rotina de diversas cidades brasileiras, assim como a do trânsito de Feira de Santana. Até os motoristas mais prudentes não estão livres de passar por isso.

Mas, como agir nessas situações? Pensando nisso, nós preparamos um manual com 5 dicas para que você consiga lidar com tais ocorrências na cidade de Feira de Santana e evitar transtornos ainda maiores.

Vamos conferir?

Dica 1: após a batida de carro, tire o veículo da via

Caso a batida não tenha causado grandes estragos no veículo, retire-o da via e o leve para um local que não prejudique o tráfego e nem comprometa a segurança de outras pessoas.

Esse passo é essencial, pois, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, se após uma batida de carro os veículos atrapalhar a fluidez do tráfego, a multa é de R$ 130,16 e quatro pontos a menos na CNH.

No entanto, se o carro não puder ser retirado da pista, você deve contatar alguns dos guinchos disponíveis em Feira de Santana ou a sua seguradora.

Lembre-se de ligar o pisca-alerta e sinalizar a área do acidente com o triângulo e posicioná-lo em uma distância de pelo menos 30 metros para evitar outras colisões.

Mesmo que o acidente ocorra durante o dia, é obrigatório ligar o pisca-alerta para complementar a sinalização.

Dica 2: faça o boletim de ocorrências e acione a seguradora

O próximo passo é conversar com o condutor do outro veículo e fazer o Boletim de Ocorrências.

Mesmo que vocês entrem em acordo sobre a responsabilidade da colisão, é importante tirar fotos do local, dos danos e da posição exata dos carros no momento do acidente.

Acione a Polícia Civil ou a Superintendência Municipal de Trânsito e comunique à sua seguradora. Algumas exigem o B.O. para pagar a indenização.

O B.O também é uma proteção e preservação dos seus direitos, caso a outra parte registre uma ocorrência com uma versão diferente do acidente.

Quando não há vítimas, o boletim pode ser feito em qualquer unidade da PM ou pela internet, e deve conter:

  • relato da cronologia do acidente;
  • dados dos veículos (modelo e placa);
  • dados dos motoristas (nome e RG) e das testemunhas, se houver.

Mesmo que ninguém esteja gravemente ferido é muito importante que você peça socorro o mais rápido possível!

A omissão de socorro é uma infração de trânsito grave e penalizada de acordo com o CTB com multa e suspensão do direito de dirigir, além de ser crime passível de detenção tanto pelo Código de Trânsito como pelo Código Penal.

Dica 3: solicite o seguro DPVAT

O DPVAT, Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, foi criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, sejam passageiros, motoristas ou pedestres.

A indenização do seguro pode ser acionada por qualquer pessoa que tenha sido vítima de acidentes no trânsito.

O seguro oferece cobertura total para herdeiros de vítimas fatais e nos casos de invalidez permanente, a indenização do seguro DPVAT, será feita após o tratamento do acidentado e de acordo com cálculos previstos em lei.  

Também existe uma cobertura para despesas médicas, se for necessário tratamento ou tiverem gastos por conta do acidente de trânsito. 

Dica 4: se a outra pessoa for culpada pelo acidente, fica atento

É bastante comum que algumas pessoas envolvidas em acidentes de trânsito fujam após a batida de carro, a fim de se isentar das responsabilidades.

Caso isso aconteça com você, é muito importante anotar a placa do veículo a fim de facilitar a localização da outra parte envolvida no acidente.

Outro ponto essencial, é encontrar o maior número de testemunhas possível e anotar o nome e telefone de contato de todas, para que sejam mencionadas no Boletim de Ocorrência.

O seu B.O deve ser o mais detalhado possível, contendo todas as informações sobre a batida de carro.

Nos casos onde ficar comprovado a sua inocência em relação ao acidente, a seguradora reembolsará o valor da franquia e cobrará a dívida do verdadeiro culpado.

No entanto, se a pessoa responsável pelo acidente não for localizada, infelizmente, você terá que arcar com todos os custos.

Dica 5: não se desespere, caso não possua seguro

Os passos citados acima também servem para quem se envolve em batida de carro e não possui seguro.

Contudo, você terá que arcar com todas as despesas - guincho, reparo do veículo etc - referentes ao acidente.

Sabemos que todos os motoristas estão sujeitos a se envolver em um acidente, por isso é tão importante saber o que fazer depois de uma batida de carro.

Por isso, toda vez que surgir alguma dúvida sobre como agir diante dessas situações, confira essas dicas!

Até a próxima!

Publicado por: Redação | Foto: Matheus Maia

Categoria: Conheça mais

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Confira 9 dicas para você fazer uma viagem segura

02/12/2019, 11:20h

Saiba como fazer uma viagem segura, seja com a família, amigos ou sozinho(a). Separamos algumas dicas que vão ajudar você a garantir que isso aconteça.

Tipos de farol automotivo: saiba a importância de cada um

02/12/2019, 11:06h

Confira, neste artigo, quais são os tipos de farol automotivo, qual a importância de cada um e quais são as regras de trânsito para utilizá-los.

Tudo sobre o transporte público em Feira de Santana

02/12/2019, 10:45h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre o transporte público em Feira de Santana, o novo sistema integrado de transporte da cidade.

Saiba a importância da mobilidade rural em Feira de Santana

02/12/2019, 10:39h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre a importância da mobilidade rural em Feira de Santana e qual o impacto para a população feirense.

Sistema de faixa reversível: melhorias na mobilidade urbana

02/12/2019, 10:32h

Confira, neste artigo, quais são os benefícios do sistema de faixa reversível para a mobilidade urbana e para o aumento da segurança no trânsito.

Obstrução de calçadas é prejudicial a mobilidade urbana

02/12/2019, 10:14h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre como a obstrução de calçadas afeta diretamente na mobilidade urbana da população feirense.

Acessibilidade para idosos: os direitos da terceira idade

02/12/2019, 10:04h

Saiba mais, neste artigo, qual a importância da acessibilidade para idosos e da mobilidade na terceira idade e quais são os direitos assegurados por lei.

Novo Pacote de Investimento é anunciado pela Prefeitura

02/12/2019, 09:48h

Prefeitura de Feira de Santana anuncia novo pacote de investimento destinado à realização de melhorias para a garantia de mobilidade urbana aos feirenses.

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: