Cadeirinha infantil para automóvel: saiba como escolher

31/10/2019, 15:48h

Saiba qual a importância de usar a cadeirinha infantil para automóvel, quais são os modelos disponíveis no mercado e como funciona a Lei da Cadeirinha.

Segurança no trânsito: cadeirinha infantil para automóvel

Para nós que realizamos o transporte de crianças todo o cuidado ainda parece pouco, estou correto?

A segurança deve sempre ser a nossa maior prioridade. Por isso, na hora de viajar, sair para passear ou simplesmente realizar as rotinas utilizando veículos, o uso da cadeirinha infantil para automóvel é essencial.

Você sabia, que o uso correto da cadeirinha infantil reduz cerca de 71% o risco de óbito e lesões em nossas crianças após uma batida de carro?

Por isso, é tão importante escolher o modelo certo e de acordo com o tamanho e peso dos pequenos.

Confira a seguir como funciona a Lei da Cadeirinha e algumas dicas para que você escolha o modelo de cadeirinha infantil para automóvel correto.

Lei da Cadeirinha: Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito

A Lei da Cadeirinha como ficou conhecida a Resolução 277 do Contran, está em vigor no Brasil desde 2008.

A lei dispõe de regras para o transporte seguro de crianças menores de dez anos de idade em veículos.

De acordo com a Lei da Cadeirinha:

  • crianças menores de dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros usando o cinto de segurança;
  • crianças com idade até sete anos e meio, devem utilizar o equipamento de retenção adequado (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).

O uso da cadeirinha infantil para automóvel é obrigatória no Brasil desde 2010. O equipamento é exigido por menor que seja o percurso a ser realizado.

O principal objetivo do uso da cadeirinha infantil é proporcionar proteção em caso de acidentes ou freadas bruscas, que projetam o corpo para frente.

Sem o uso da cadeirinha os efeitos desse impacto são extremamente perigosos, pois parte sensíveis do corpo, como cabeça e tórax, ficam expostas a um choque intenso, o que pode causar sérias lesões.

Contudo, é muito importante que a gente fique atento ao porte físico das nossas crianças. Muitas vezes, apesar de ter idade maior a dez anos, a criança ainda não está preparada para abandonar o uso da cadeirinha infantil para automóvel.

Os cintos de segurança dos carros são projetados para proteger adequadamente pessoas que medem pelo menos 1,45 m de altura.

Por isso, sempre busque por orientação de profissionais especializados e tire dúvidas com os agentes da Superintendência de Trânsito da nossa cidade.

Mas, quais são os modelos de cadeirinha infantil para automóvel disponíveis e como escolher o modelo correto?

Separamos a seguir os principais modelos de cadeirinha infantil e como cada um deve ser utilizado. Vamos conferir?

Modelos de cadeirinha infantil para automóvel

Quando você for comprar a cadeirinha infantil, lembre-se de dar preferência às que possuem o cinto de cinco pontos de fixação.

O modelo de cadeirinha com 5 pontos, possui 2 que saem dos ombros e 2 nas pernas, que se juntam a um quinto, na cintura.

Esses modelos deixam as crianças mais presas e seguras quando o carrro está em movimento.

Afinal, além de adquirir uma cadeirinha infantil para automóvel, é muito importante garantir que ela seja instalada na posição correta.

Quando você for escolher o modelo ideal, vale a pena ficar de olho nas orientações e selo de certificação do INMETRO que considera peso, altura e idade para classificar cada produto em grupos como, por exemplo:

  • grupo 0: até 10 kg, altura aproximada de 0,72 cm, e até 9 meses de idade;
  • grupo 0+: 13 kg, com altura aproximada de 0,80 cm, e até 12 meses de idade;
  • grupo I: de 9 a 18 kg, com altura aproximada de 1,00 m, e até 32 meses de idade;
  • grupo II: de 15 a 25 kg, com altura aproximada de 1,15 m, e até 60 meses de idade;
  • grupo III: de 22 a 36 kg, com altura aproximada de 1,30 m, e até 90 meses de idade.

Conheça a seguir quais são os modelos de cadeirinha disponíveis no mercado.

Bebê Conforto ou Conversível

A cadeirinha infantil bebê conforto ou conversível deve ser utilizada por crianças até aproximadamente um ano de idade e com peso máximo de 13 kg.

Esse modelo é comercializado como próprio para bebês recém-nascidos e possui sistema reclinável, deixando a criança quase que totalmente deitada.

Posição correta: a cadeirinha e a criança devem ser acomodadas de costas no banco de trás, para que a coluna cervical do bebê fique protegida em caso de acidente.

Esse modelo é de fácil colocação e retirada, o que possibilita mover a cadeirinha sem precisar incomodar ou acordar a criança.

Cadeirinha de segurança

A cadeirinha de segurança, ou dispositivo de retenção, é recomendada para crianças com idade superior a 1 ano e com peso entre 9kg e 36kg.

Muitas cadeirinha desse modelo não possuem cinto próprio, por isso o do carro deve ser utilizado para proteger a criança.

Posição correta: a cadeirinha deve ser instalada voltada para frente, na posição vertical e no banco de trás do carro.

Para esses modelos, o cinto de segurança deve estar bem ajustado ao corpo, de forma que não fique muito apertado nem com folgas excessivas.

Assento de elevação ou “booster”

A cadeirinha de elevação ou “booster”, é recomendada para crianças de aproximadamente 4 a 10 anos de idade e com peso entre 15kg e 36Kg.

Nesse modelo de cadeirinha infantil para automóvel, a criança fica mais alta e utiliza o assento com encosto para garantir que o cinto do carro fique corretamente do corpo (quadril, centro do peito e meio do ombro).

Posição correta: a cadeirinha deve ser utilizada no banco de trás, virada para frente e com o cinto de três pontos. Ou seja, para evitar que a criança se machuque, o cinto do carro não pode estar na altura do pescoço.

Além do peso, é importante observar também a altura da criança. Como dissemos no começo deste artigo, os cintos de segurança dos carros são projetado para proteger adequadamente pessoas com mais de 1,45 m de altura.

Pode parecer óbvio, mas não comprem cadeirinhas de segunda mão!

Além de se preocupar com a utilização da cadeirinha infantil para automóvel, é essencial que você se certifique que o dispositivo está em condições para uso. Por isso, sempre opte por um produto novo e com o selo do INMETRO.

Quando se trata de garantir a segurança dos nossos pequenos, confiar somente na visão exterior não é suficiente para garantir que um produto está ou não em condições de uso.

As cadeirinhas quando passam por algum tipo de acidente ou freada muito brusca, têm a estrutura plástica comprometida devido ao esforço a que ela foi submetida.

E este comprometimento não é visível a olho nu!

O uso do cinto de segurança e da cadeirinha são atos simples, que devem fazer parte da nossa  rotina. Afinal, eles podem salvar as nossas vidas e a da nossa família.

Agora que você já sabe por que é importante usar a cadeirinha infantil para automóvel, que tal oferecer essas dicas para outras mães, pais ou pessoas que trabalham com o transporte de crianças?

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Até a próxima!

Publicado por: Redação | Foto: Matheus Maia

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Cadeirinha infantil para automóvel: saiba como escolher

31/10/2019, 15:48h

Saiba qual a importância de usar a cadeirinha infantil para automóvel, quais são os modelos disponíveis no mercado e como funciona a Lei da Cadeirinha.

Para que serve o seguro DPVAT: confira todas as informações

31/10/2019, 15:44h

Confira neste artigo o que é e para que serve o seguro DPVAT. Além de todas as informações sobre como funciona a cobertura e como solicitar a indenização.

Transporte de animais de estimação: dicas de segurança

31/10/2019, 11:36h

Saiba quais são as principais dicas e informações para garantir a segurança no transporte de animais de estimação. Confira!

Entenda porque as patinetes elétricas são uma febre mundial

31/10/2019, 11:29h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre as patinetes elétricas, e o motivo de elas serem consideradas uma febre mundial

PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial

31/10/2019, 10:54h

Conheça o PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial criado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Mobilidade urbana para crianças: segurança em primeiro lugar

22/10/2019, 10:46h

Saiba mais sobre a importância da mobilidade urbana para crianças e como ela pode impactar diretamente na segurança de cada uma delas.

Transporte escolar seguro: saiba como escolher corretamente

18/10/2019, 11:50h

Confira, neste artigo, algumas dicas de como escolher um transporte escolar seguro para as sua crianças e qual a importância dessa escolha.

Acessibilidade para todos: tudo o que você precisa saber

18/10/2019, 11:04h

Conheça, neste artigo, qual a importância da acessibilidade para todos e como ela impacta diretamente na mobilidade urbana de toda uma população.

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: