Como a mobilidade interfere no isolamento social? Confira

24/06/2020, 10:22h

Você sabia que a nossa mobilidade tem total relação com o nível considerado ideal de isolamento social? Então, confira!

De um lado, as maravilhas da mobilidade: poder circular com segurança e se deslocar com rapidez. Do outro, a necessidade e o ônus do isolamento social: ficar em casa, deixar de ver os parentes, amigos e etc. 

Pra quem não sabe, a nossa mobilidade está diretamente ligada com o avanço (ou retrocesso) da pandemia mundial do coronavírus na cidade. O motivo?

Como dissemos anteriormente, aqui neste mesmo blog, uma das coisas que fazem do coronavírus algo tão perigoso, é a junção do seu alto poder de circulação aliado ao seu fácil contágio, o que torna a covid-19 uma enfermidade pra lá de séria. Tanto é que atualmente passamos por uma pandemia mundial, o que basicamente significa que uma doença atingiu pessoal em escala global, ou seja, gente do mundo inteiro ficou doente (ou contraiu o vírus) num curto espaço de tempo. 

Outro fato que todo mundo sabe é que ainda não existe vacina contra a doença, embora diversos estudos em todo o mundo estejam avançando em busca de um novo remédio, até onde se sabe ele não chegará tão cedo em nossas mãos. Então, qual é a única solução realmente eficaz no momento? Isso mesmo: o isolamento social!

 

IMPORTÂNCIA DO ISOLAMENTO SOCIAL

Ficar em casa, no nosso atual contexto, é mais do que um ato de segurança, é um gesto amor a você e às pessoas que estão ao seu redor. Por isso, a prática do isolamento social é tão importante neste momento. A medida tem sido uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O isolamento social serve, sobretudo, para reduzir a intensidade da circulação do vírus, visto que a simples aproximação com alguém infectado já é o suficiente para o contágio da doença.

Por isso, além das medidas individuais de higienização, como usar máscara e lavar as mãos, é de extrema importância o isolamento para manter o controle epidemiológico da pandemia. Exatamente por isso, as ações coletivas são tão importantes!

É através do isolamento que as autoridades de saúde poderão rastrear a circulação do vírus e tratar os pacientes de forma efetiva, evitando novos contágios.

 

ISOLAMENTO SOCIAL EM FEIRA DE SANTANA ESTÁ BEM ABAIXO DO IDEAL

O nível de isolamento social registrado nos últimos dias em Feira de Santana segue aquém do esperado, tendo uma média 46,3%. O índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de 70%. Com o índice menor que 50%, como estamos atualmente, ficamos abaixo do mínimo admissível, fato que é considerado preocupante pelas autoridades de saúde. Os números são apresentados através de uma ferramenta de medição disponibilizada pelo Governo Federal, através do Ministério do Planejamento e adotada pela Prefeitura Municipal. A tecnologia é executada a partir de dados fornecidos pelas grandes operadoras de telefonia celular no país (Claro, TIM, Oi e Vivo). O serviço verifica a movimentação das pessoas e aglomerações através dos seus Smartphones. Grandes cidades como São Paulo, Salvador e Recife também estão adotando o método, devido a sua alta eficácia. 

Apesar de todas as ações que a Prefeitura realizou, e ainda vêm executando, para evitar a proliferação do vírus, como o fechamento do comércio, a fiscalização nos bairros, as ações de conscientização da população e decretos semanais, ainda não conseguimos atingir o nível considerado ideal pela OMS, que é de 70%. 

 

A SOLUÇÃO VOCÊ JÁ SABE!

Agora, mais do que nunca, cabe a cada um de nós fazer a nossa parte. Em um momento de curva do contágio crescente, precisamos ter a consciência de que ficar em casa é a nossa solução mais eficaz no momento. Por isso, contamos com você! Mantenha o isolamento social e só saia de casa se for preciso. Ah, vale lembrar que as ações de segurança e higiene continuam valendo, certo? Portanto, lave suas mãos frequentemente. Se não puder, use álcool em gel 70%. E se for sair, use máscara!

Até mais!

 

 

Publicado por: Redação

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Como a mobilidade interfere no isolamento social? Confira

24/06/2020, 10:22h

Você sabia que a nossa mobilidade tem total relação com o nível considerado ideal de isolamento social? Então, confira!

Usuários do transporte coletivo recebem máscaras da Prefeitura de Feira

24/06/2020, 10:18h

Prefeitura de Feira e SMTT fazem distribuição de máscaras para usuários do transporte coletivo. Confira!

Prefeitura de Feira e SMTT distribuem máscaras para taxistas

24/06/2020, 10:13h

Ação em conjunto com a SMTT busca proteger essa importante classe da nossa cidade. Confira!

Benefícios da PPP da iluminação de LED em Feira de Santana

24/06/2020, 10:11h

Parceria Público-Privada trará uma nova iluminação pública de LED para o município, melhorando ainda mais a nossa mobilidade. Vem conferir!

Pandemia e documentação: confira as mudanças

24/06/2020, 10:01h

Por conta da pandemia, algumas mudanças importantes aconteceram nos DETRAN’s de todo o Brasil. Confira!

Recuperação de vias na cidade e zona rural: o que tem sido feito?

10/06/2020, 16:52h

A Prefeitura de Feira vem trabalhando na recuperação de diversas vias na cidade e na zona rural. Quer saber mais? Então, confira!

Quais os benefícios do Projeto Novo Centro para o município?

10/06/2020, 16:13h

As obras do Novo Centro de Feira de Santana já estão a todo vapor. Mas, quais benefícios o projeto vai trazer para o município? Vem descobrir!

Projeto Novo Centro: Saiba o que já tem sido feito!

10/06/2020, 16:08h

Iniciada em meados de abril, as obras de requalificação do novo centro de Feira de Santana estão caminhando dentro do prazo estipulado. Confira o que já tem sido feito!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: