Coronavírus: impactos e prevenções

28/04/2020, 15:06h

A Prefeitura está trabalhando para que a cidade passe pela pandemia da melhor forma possível

Sabemos que a pandemia do coronavírus provocou uma situação de gravidade em todo o mundo. E Em Feira de Santana, mesmo que em menor proporção se compararmos com outras cidades brasileiras, muitas pessoas também foram acometidas pela enfermidade. 

O COVID19 é uma doença causada por um vírus SARS-CoV-2 e que apresenta um quadro clínico que varia desde uma infecção assintomática até um quadro infeccioso com complicações respiratórias gravíssimas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, grande parte das pessoas diagnosticadas com o COVID-19 pode evoluir para casos mais graves  e até mesmo precisar de um atendimento hospitalar emergencial, necessitando, inclusive de um suporte respiratório.

Os sintomas mais comuns são:

  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de Garganta
  • Dificuldade para respirar

Devido a existência de pessoas assintomáticas, é difícil afirmar com precisão quem pode transmitir o vírus ou não. Por isso, a Prefeitura de Feira de Santana tomou providências para evitar a transmissão desregrada e a evolução de casos mais graves na cidade.

Foram decretadas leis para que alguns estabelecimentos comerciais e escolas, tanto municipais quanto particulares, fechassem e só os serviços essenciais continuassem em funcionamento, ainda assim seguindo todas as medidas preventivas. Tudo isso para evitar aglomerações e disseminações em massa, entendendo a possibilidade das crianças e adolescentes contraírem  o COVID-19 sem a manifestação de sintomas, fazendo-se necessário, também, o isolamento social dos pequenos feirenses.

 A Prefeitura ainda equipou o Hospital da Mulher com gorros, aventais descartáveis e impermeáveis, máscaras cirúrgicas e N95, além de luvas. Tais medidas foram adotadas pensando exclusivamente nas mulheres que precisam de todo o suporte em um dos momentos mais especiais de suas vidas, além, de reforçar a proteção de todos os profissionais da saúde que estão na linha de frente.

E por falar nos profissionais da saúde, a Prefeitura de Feira de Santana vem apoiando todos eles neste momento onde todo suporte é necessário, realizando compras de EPi’s, e também através de doações que são recebidas e repassadas imediatamente a todas as unidades de saúde.

Além disso, o prefeito Colbert Martins em conjunto com todos os membros do Governo Municipal, elaborou uma série de regras para que cada estabelecimento cujo funcionamento for permitido cumpra rigidamente as normas de segurança para prevenção do vírus, como:

  • Desinfecção das áreas comuns, como balcões.
  • Uso obrigatório de máscaras.
  • Não deixar os clientes tocarem os produtos com as mãos.
  • Ter disponível o álcool gel para clientes e funcionários.

São pequenos gestos que fazem a diferença neste momento tão delicado que a cidade de Feira de Santana e o mundo estão vivendo. É preciso ter a consciência de que andar de máscara no transporte público tem que ser um ato de sensatez, que não ter aulas presenciais neste momento é um gesto de solidariedade e que o comércio funcionando parcialmente é uma maneira de preservar a vida de todos.

Os impactos da pandemia são enormes em todo mundo. A economia está sendo abalada e as pessoas estão mais temerosas com a situação. Mas, desde o início, a Prefeitura vem tomando todas as providências cabíveis para evitar aglomerações e evitar que haja uma superlotação nos hospitais da cidade.

As reformas hospitalares estão sendo feitas e as providências para a criação do hospital de campanha estão sendo tomadas mais rapidamente para que não falte nada para o feirense em um momento como este. A Prefeitura segue fazendo a sua parte, acreditando que se somarmos forças e dividirmos responsabilidades, a situação será enfrentada e vencida com mais brevidade. 

Por isso, se puder, fique em casa. A cidade agradece e você protege a si e a todos.

 

Publicado por: Redação

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Aumento do delivery e o coronavirus: como a mobilidade atua neste cenário?

22/05/2020, 14:57h

Em tempos de pandemia, os serviços de delivery ganharam ainda mais força. Mas, qual a sua ligação com a mobilidade? Vem descobrir!

Aumento do delivery x coronavirus: como a mobilidade atua neste cenário?

22/05/2020, 11:02h

Em tempos de pandemia, os serviços de delivery ganharam ainda mais força. Mas, qual a sua ligação com a mobilidade? Vem descobrir!

Mobilidade e coronavírus: qual a relação?

20/05/2020, 17:52h

Como um vírus descoberto a um pouco mais de 6 meses se espalhou de forma tão rápida? Vamos descobrir!

Interrupção do transporte intermunicipal colabora no combate a pandemia? Descubra!

20/05/2020, 16:56h

Desde o dia 17/04, está suspensa a circulação de ônibus intermunicipais em quase 100 municípios do Estado. Mas, qual a finalidade desta decisão? Vem conferir!

Transporte público x Coronavírus: como se prevenir? Confira!

18/05/2020, 11:01h

Conheça as novas medidas de segurança e prevenção contra o coronavírus no âmbito do transporte público no município. Saiba mais!

Quer saber o que pode ou não reabrir no comércio? Então confira!

13/05/2020, 11:15h

Após diversos decretos, muita gente possui dúvidas sobre o que pode abrir ou não na cidade. Quer saber mais? Então, confira!

Drive-Thru diferente: como os novos tempos de pandemia alteram nossos costumes

12/05/2020, 10:58h

Em tempos de pandemia, modelos já conhecidos de mobilidade se adaptam ganham novos sentidos, como no caso do Drive-Thru. Vem saber mais!

Pavimentação das Avenidas Getúlio Vargas e João Durval ganham reforço

12/05/2020, 10:52h

Mesmo durante a pandemia do coronavírus, a prefeitura de Feira segue trabalhando para melhorar ainda mais a mobilidade na cidade. Vem saber mais!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: