Feira de Santana e mobilidade sustentável: saiba o que tem sido feito

17/07/2020, 11:56h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para levar até você mobilidade com muito mais qualidade de vida. Confira!

Quem não gosta de caminhar por uma cidade arborizada, refrescante e repleta de sombras revigorantes? Pois é, eu também adoro!

Feira de Santana, que sempre foi uma cidade contemplada com muito verde e belezas naturais, continua seguindo a tradição. Agora, de maneira muito mais organizada, planejada e eficiente!

Você já deve ter visto, aqui mesmo neste blog, como o município vem passando por amplas obras e reformas em sua infraestrutura. Trata-se do Projeto Novo Centro: um programa inovador de ampliação, construção e reforma do perímetro central da cidade. Serão construídas novas ciclovias, calçadões, lixeiras e muito mais!

Dito isso, com certeza você já deve ter notado como o nosso município está ficando ainda mais bonito do que sempre foi, não é verdade? E não é só estruturalmente que estamos falando. No quesito mobilidade, também. Está cada vez mais prazeroso andar pelas ruas de Feira, principalmente, no espaço que denominamos de centro da cidade (ou a famosa “rua” como gostamos de falar por aqui). Claro que em tempos de pandemia, é melhor evitar caminhar por ai, certo?

Pois bem, a Prefeitura de Feira vem investindo cada vez na realização de obras de mobilidade urbana sustentável, onde a prioridade é o bem-estar do ser humano em plena sintonia com a natureza. Mas, o caro leitor por estar se perguntando: o que é exatamente essa tal mobilidade urbana sustentável? Pode deixar que eu te explico!

 

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: SAIBA O QUE É

Como muitos de nós já sabemos, o padrão de mobilidade centrado no transporte motorizado individual mostra-se insustentável há um bom tempo, tanto no que se refere à proteção ambiental quanto no atendimento das necessidades de deslocamento. A resposta tradicional aos problemas de congestionamento, por meio do aumento da capacidade viária, estimula o uso do carro e gera novos congestionamentos, alimentando um ciclo vicioso responsável pela degradação da qualidade do ar, aquecimento global e comprometimento da qualidade de vida nas cidades. Nessa conta você inclui o aumento significativo nos níveis de ruídos, perda de tempo, degradação do espaço público, atropelamentos, altos índices de estresse etc. 

A mobilidade urbana sustentável segue justamente o caminho oposto. Nela, todos os aspectos que envolvem a nossa mobilidade estão em plena simbiose com o nosso bem-estar, conforto e qualidade de vida. Mais do que pregar um deslocamento rápido e seguro, ela prega que além de rápido e seguro, ele esteja em plena harmonia com a nossa natureza. Isso inclui caminhos mais arborizados, ciclovias, calçadões, estruturas de descanso e lazer, tipo bancos e assentos, entre outras coisas. Além disso, essa nova estrutura também reduz a emissão de gases poluentes e tóxicos, o que gera mais qualidade de vida para a nossa população!

 

EXEMPLOS DO QUE JÁ TEM SIDO FEITO

A Prefeitura segue trabalhando a plenos pulmões no que diz respeito à mobilidade sustentável. Um bom exemplo disso foi à instalação de 35 novos bancos de descanso ao longo da Av. Getúlio Vargas. Bonito e funcional, o mobiliário urbano, feito de madeira e ferro, foi fixado em maior quantidade nos trechos tradicionalmente mais frequentados por transeuntes de uma das mais bonitas avenidas da cidade. Os bancos possuem medidas ergonômicas, confortáveis, resistentes e designer semelhantes a outros bancos instalados em equipamentos públicos da cidade. São locais ideais para conversas e descanso. Todos foram colocados estrategicamente sob as árvores mais frondosas, de forma que durante várias horas do dia quem sentar neles será presenteado pela natureza, com sombra e o vento fresco.

E não é só isso!

Um projeto de paisagismo inédito está sendo realizado na avenida João Durval Carneiro, trecho próximo a feira-livre da Estação Nova: "bonsais gigantes" em caqueiros. Inclusive, o plantio já foi iniciado! Além dos bonsais, outras espécies serão plantadas no local, como trepadeiras e flanboyant. O objetivo é criar um ambiente humanizado e proporcionar um impacto visual. 

Viu? E isso é apenas o começo. Quando se trata do seu bem-estar e qualidade de vida, a Prefeitura de Feira não mede esforços para beneficiar ainda mais toda a nossa população.

Até mais!

Publicado por: Redação | Foto: SECOM - Jorge Magalhães

Categoria: Conheça mais

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Preparado para as próximas eleições? Entenda as mudanças provocadas pelo “novo normal”

31/07/2020, 23:27h

Entenda como as eleições de 2020 se encaixarão no neste “novo normal” em que vivemos!

Projeto Novo Centro: acompanhe o que tem sido feito em prol da nossa mobilidade!

31/07/2020, 23:23h

O Projeto Novo Centro está revolucionando o modal do centro comercial de Feira de Santana. Confira o que já tem sido feito!

Isolamento do canteiro central da Av. Getúlio Vargas: você sabe o motivo?

31/07/2020, 23:16h

O sistema BRT continua avançando em Feira de Santana. Agora, novas grades de isolamento foram instaladas na principal avenida da cidade. Venha entender o motivo!

Desinfecção na zona rural: conheça um pouco mais sobre este importante trabalho!

31/07/2020, 23:12h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para conter a disseminação da covid-19, inclusive na zona rural do município. Acompanhe!

A volta do drive-in em tempos de pandemia: entenda os motivos!

27/07/2020, 09:58h

Criado na década de 1930, o drive-in já havia sido deixado de lado por muitas pessoas. Agora, por conta da pandemia, eles estão retornando com força total como uma “nova” opção de lazer. Confira!

Trabalhando com App’s de entrega e transporte? Confira essas dicas!

27/07/2020, 09:51h

Utilizado por uma imensa gama de brasileiros, os aplicativos de transporte e delivery se tornaram uma fonte de renda pra muita gente. Quer saber como otimiza-los? Confira algumas dicas!

Barreira Sanitária: você conhece a importância desta ação?

17/07/2020, 12:01h

Realizada em diferentes bairros da cidade, as barreiras sanitárias são um importante equipamento de prevenção contra o coronavírus. Saiba mais!

Feira de Santana e mobilidade sustentável: saiba o que tem sido feito

17/07/2020, 11:56h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para levar até você mobilidade com muito mais qualidade de vida. Confira!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: