Feira de Santana é o novo “Município Laço Amarelo”

23/12/2019, 17:06h

Feira de Santana recebeu o título de “Município Laço Amarelo”, por causa da realização de ações de conscientização sobre a importância do trânsito seguro.

A segurança no trânsito começa com o respeito às leis, à mobilidade urbana e aos direitos e deveres do pedestre.

A correria do dia a dia faz com que muitas ações essenciais para a garantia da segurança no trânsito passe despercebida.

Por esse motivo, cada vez mais, se torna essencial a realização de medidas que assegurem a fiscalização e educação para o trânsito como, por exemplo, as ações desenvolvidas durante a Semana Nacional do Trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e o principal objetivo é estimular a população através de ações e atividades que conscientizem sobre a importância da colaboração de todos(as) por um trânsito mais seguro.

Com a fiscalização de trânsito é possível preservar a eficácia das leis e educar pedestres e condutores por meio da orientação e conscientização sobre a importância da mobilidade urbana.

O Projeto Mobilidade Urbana Sustentável, desenvolvido pela Prefeitura de Feira de Santana na atual gestão de Colbert Filho, vem desenvolvendo ações para ajudar a resolver, os problemas ocasionados pelo excesso de veículos que circulam na zona urbana, principalmente no centro comercial da cidade.

Os resultados estão sendo tão benéficos para a população que em razão disso Feira de Santana acaba de se tornar o novo “Município Laço Amarelo”.

Por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), na figura do Superintendente de Trânsito, Maurício Carvalho, o município investe no debate e na construção de um trânsito seguro.

Mas, qual a importância do título “Município Laço Amarelo”?

O programa ”Município Laço Amarelo” possui o objetivo de reconhecer os municípios que realizam ações sobre a conscientização e manutenção de um trânsito mais seguro.

A iniciativa do programa se deu pela necessidade de conscientizar a população de todos os municípios do país sobre o fato de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

Segundo as pesquisas realizadas em 2019, mais de 60% dos leitos hospitalares são ocupados por acidentes de trânsito.

O Programa Laço Amarelo pertence ao Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e  fornece conteúdos de educação para o trânsito com foco na percepção dos riscos aos quais estamos vulneráveis diariamente.

Além do reconhecimento por meio da certificação referente ao programa, Feira de Santana terá:

  • direito de utilização da marca Laço Amarelo em embalagens, camisetas, veículos, mídias sociais, produtos, etc, para fortalecer a comunicação e incentivar boas práticas no trânsito;
  • conteúdos e materiais de comunicação relacionados ao trânsito e segurança viária;
  • acesso a todo acervo de pesquisas, dados estatísticos, estudos e materiais do ONSV;
  • o município divulgados no site e nas mídias sociais do ONSV e do Maio Amarelo, além de diversos órgãos de imprensa nacional e internacional;
  • convite para participação em eventos promovidos pelo ONSV;
  • acesso ao SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação). Somente para “Municípios Laço Amarelo”.

A segurança no trânsito é uma causa urgente. São centenas de vidas perdidas diariamente, provocando grande desgaste emocional e financeiro à toda sociedade.

Por isso, é essencial que todos os municípios e entidades compreendam a importância de desenvolver ações para a conscientização e educação para o trânsito.

O Programa Laço Amarelo é muito mais do que entregar um selo a um município, é uma forma de reconhecer e incentivar boas ações na busca por um trânsito mais seguro.

Até a próxima!

Publicado por: Redação | Foto: João Cordeiro

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Aumento do delivery e o coronavirus: como a mobilidade atua neste cenário?

22/05/2020, 14:57h

Em tempos de pandemia, os serviços de delivery ganharam ainda mais força. Mas, qual a sua ligação com a mobilidade? Vem descobrir!

Aumento do delivery x coronavirus: como a mobilidade atua neste cenário?

22/05/2020, 11:02h

Em tempos de pandemia, os serviços de delivery ganharam ainda mais força. Mas, qual a sua ligação com a mobilidade? Vem descobrir!

Mobilidade e coronavírus: qual a relação?

20/05/2020, 17:52h

Como um vírus descoberto a um pouco mais de 6 meses se espalhou de forma tão rápida? Vamos descobrir!

Interrupção do transporte intermunicipal colabora no combate a pandemia? Descubra!

20/05/2020, 16:56h

Desde o dia 17/04, está suspensa a circulação de ônibus intermunicipais em quase 100 municípios do Estado. Mas, qual a finalidade desta decisão? Vem conferir!

Transporte público x Coronavírus: como se prevenir? Confira!

18/05/2020, 11:01h

Conheça as novas medidas de segurança e prevenção contra o coronavírus no âmbito do transporte público no município. Saiba mais!

Quer saber o que pode ou não reabrir no comércio? Então confira!

13/05/2020, 11:15h

Após diversos decretos, muita gente possui dúvidas sobre o que pode abrir ou não na cidade. Quer saber mais? Então, confira!

Drive-Thru diferente: como os novos tempos de pandemia alteram nossos costumes

12/05/2020, 10:58h

Em tempos de pandemia, modelos já conhecidos de mobilidade se adaptam ganham novos sentidos, como no caso do Drive-Thru. Vem saber mais!

Pavimentação das Avenidas Getúlio Vargas e João Durval ganham reforço

12/05/2020, 10:52h

Mesmo durante a pandemia do coronavírus, a prefeitura de Feira segue trabalhando para melhorar ainda mais a mobilidade na cidade. Vem saber mais!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: