Isolamento do canteiro central da Av. Getúlio Vargas: você sabe o motivo?

31/07/2020, 23:16h

O sistema BRT continua avançando em Feira de Santana. Agora, novas grades de isolamento foram instaladas na principal avenida da cidade. Venha entender o motivo!

Se ultimamente você passou pelo centro da cidade, especificamente ali na região da Getúlio Vargas, deve ter percebido algo, digamos, diferente... 

Trata-se do isolamento do canteiro central da Av. Getúlio Vargas, através do gradeamento de tubos galvanizados, o que forma um grande gradil que cerca praticamente da extensão desta que é um dos cartões postais da nossa cidade. 

Eu sei que você deve estar se perguntando: “esse isolamento dificultou na hora de atravessar a rua”.

Aí é que você se engana! Ao contrário do que pode parecer, o isolamento do canteiro central foi criado justamente com o objetivo de cuidar da sua segurança. Vamos entender?

A medida visa exatamente à proteção da nossa população perante os ônibus que circularão no BRT. Com a grade, o pedestre terá uma espécie de “isolamento” contra os veículos, evitando assim, possíveis acidentes com transeuntes que insistem em atravessar em locais indevidos. Por conta disso, o espaço para o público atravessar a avenida fica exatamente nos locais corretos: nas faixas de pedestres! É justamente ali o espaço dedicado para que você mude de faixa com total segurança e conforto. Além disso, as estações de embarque e desembarque também já estão em processo avançado de instalação de portas e fachadas metálicas. 

Antes de dar continuidade ao assunto, vamos relembrar o que é o BRT?

 

Afinal, o que é o BRT?

O BRT (ou se preferir: Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte público que possui alta capacidade de locomoção de pessoas de maneira rápida, confortável e eficiente, através da utilização de corredores exclusivos. O BRT também é atrativo por ser considerado um sistema moderno de transporte de massa sobre pneus. Apesar de ser baseado nos modelos de ônibus, na prática, o sistema BRT funciona como uma espécie de “metrô sob-rodas”, demonstrando um enorme potencial para reduzir as emissões de CO2. 

Os principais elementos que compõe um sistema BRT são:

- Ônibus de alta capacidade e com conforto (ar condicionado);
- Circulação de ônibus em espaço exclusivo;
- Moderno sistema de bilhetagem;
- Embarque pré-pago ao nível do ônibus;
- Controle semafórico de prioridade de tráfego para os ônibus.

 

BRT EM FEIRA DE SANTANA

As obras do sistema BRT de Feira de Santana tiveram seu início oficialmente no dia 29 de junho de 2015. À época, a previsão era de que o BRT fosse concluído em 2017, beneficiando cerca de 56 mil passageiros diariamente. Mas, como todos sabem, a implantação do BRT tem enfrentado vários questionamentos, a maior parte deles se dá devido ao seu atraso, principalmente, além de sofrer diversas invasões e manifestações, o que também resultou no retardo das obras. Agora, além de tudo, a Prefeitura enfrenta os problemas causados pela pandemia da Covid-19. Porém, mesmo com todas as intempéries que surgiram ao longo do caminho, as obras estão caminhando e em breve entraram em sua fase de testes.

Com dois corredores – João Durval, com 4,8 km de extensão, e Getúlio Vargas, com 4,45 km –, o sistema BRT terá 9,25 km, ligando os três terminais que também integram o projeto, facilitando demais a mobilidade e o dia a dia da nossa população!

Mesmo com todas as dificuldades, a Prefeitura de Feira segue trabalhando por você e por todos nós!

Em breve retornamos com mais novidades!

 

 

 

 

 

 

Publicado por: Redação | Foto: Jorge Magalhães

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Preparado para as próximas eleições? Entenda as mudanças provocadas pelo “novo normal”

31/07/2020, 23:27h

Entenda como as eleições de 2020 se encaixarão no neste “novo normal” em que vivemos!

Projeto Novo Centro: acompanhe o que tem sido feito em prol da nossa mobilidade!

31/07/2020, 23:23h

O Projeto Novo Centro está revolucionando o modal do centro comercial de Feira de Santana. Confira o que já tem sido feito!

Isolamento do canteiro central da Av. Getúlio Vargas: você sabe o motivo?

31/07/2020, 23:16h

O sistema BRT continua avançando em Feira de Santana. Agora, novas grades de isolamento foram instaladas na principal avenida da cidade. Venha entender o motivo!

Desinfecção na zona rural: conheça um pouco mais sobre este importante trabalho!

31/07/2020, 23:12h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para conter a disseminação da covid-19, inclusive na zona rural do município. Acompanhe!

A volta do drive-in em tempos de pandemia: entenda os motivos!

27/07/2020, 09:58h

Criado na década de 1930, o drive-in já havia sido deixado de lado por muitas pessoas. Agora, por conta da pandemia, eles estão retornando com força total como uma “nova” opção de lazer. Confira!

Trabalhando com App’s de entrega e transporte? Confira essas dicas!

27/07/2020, 09:51h

Utilizado por uma imensa gama de brasileiros, os aplicativos de transporte e delivery se tornaram uma fonte de renda pra muita gente. Quer saber como otimiza-los? Confira algumas dicas!

Barreira Sanitária: você conhece a importância desta ação?

17/07/2020, 12:01h

Realizada em diferentes bairros da cidade, as barreiras sanitárias são um importante equipamento de prevenção contra o coronavírus. Saiba mais!

Feira de Santana e mobilidade sustentável: saiba o que tem sido feito

17/07/2020, 11:56h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para levar até você mobilidade com muito mais qualidade de vida. Confira!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: