Melhorias na mobilidade urbana da cidade de Feira de Santana

19/02/2020, 09:47h

A Prefeitura de Feira de Santana continua realizando obras para melhorar a mobilidade da cidade, baseadas no Projeto Mobilidade Urbana Sustentável. Saiba mais!

A Prefeitura de Feira de Santana continua realizando obras para melhorar a mobilidade na cidade.

As ações fazem parte do Projeto Mobilidade Urbana Sustentável desenvolvido com o objetivo de reduzir os congestionamentos e excesso de pedestres no centro urbano.

Além de resolver, ou ajudar a resolver, os inúmeros problemas existentes no trânsito de Feira de Santana no que se refere à garantia de acessibilidade para todos.

As ações que estão sendo realizadas a fim de melhorar a mobilidade na cidade envolvem:

Outra ação do projeto foi o desenvolvimento do Mapa Interativo, ferramenta inteligente para visualizar itens de mobilidade urbana. Basta escolher uma categoria disponível no Menu e ver onde pode encontrá-la na cidade.

O projeto também conta com a ativação do BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus.

O BRT Feira de Santana, funcionará como um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporcionará mobilidade urbana rápida, confortável e segura.

Todas as ações realizadas com base no projeto são decorrentes de uma ampla pesquisa sobre mobilidade urbana sustentável aplicada em vários segmentos da população.

Conheça mais uma ação para melhorar a mobilidade na cidade

A intervenção realizada na Rua Juvêncio Erudilho (ladeira da Barroquinha, vizinho ao Centro de Abastecimento), faz parte do projeto da Prefeitura de Feira de Santana que busca melhorar a mobilidade na cidade.

A intervenção foi executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) e pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e oferecerá inúmeros benefícios para a população.

A ação de retirar algumas árvores foi realizada para atender ao interesse público e obedeceu a legislação em vigor.

O diretor de Licenciamento e Fiscalização da SEMMAM, Germano da Silva Araújo, explica que o órgão, atuou fundamentado no artigo 141 da legislação ambiental, que trata da “obstrução incontornável para a realização de obras de interesse público”.

Nesses casos, são avaliadas as condições de custo-benefício para a sociedade. Mas, deixou claro que será realizada uma compensação ambiental que prevê uma nova arborização na lateral da rua.

Serão 16 árvores, além de outras 52, de porte médio, com características de raízes profundas e de acordo com o paisagismo da cidade, em outros locais.

A medida está sendo adotada pela necessidade de retirar o canteiro central da rua Juvêncio Erudilho, que vai passar a ser mão única até a avenida Padre José de Anchieta (avenida Canal), com a implantação de um sistema binário na região. A rua Manuel da Costa Ferreira fará o outro sentido, em direção a praça 2 de Julho.

Todas essas mudanças são com o objetivo de possibilitar a construção do novo Centro Comercial Popular da cidade.

O projeto para o novo centro possibilitará melhorias na “qualidade do tráfego, beneficiando motoristas, pedestres e comerciantes”, como ressalta o Maurício Carvalho, Superintendente Municipal de Trânsito.

O Projeto Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana possui o objetivo de proporcionar um trânsito mais seguro para toda a população e por isso todas as ações que estão sendo realizadas na cidade irão oferecer inúmeros benefícios para os feirenses.

Até a próxima!

Publicado por: Redação

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Como a mobilidade interfere no isolamento social? Confira

24/06/2020, 10:22h

Você sabia que a nossa mobilidade tem total relação com o nível considerado ideal de isolamento social? Então, confira!

Usuários do transporte coletivo recebem máscaras da Prefeitura de Feira

24/06/2020, 10:18h

Prefeitura de Feira e SMTT fazem distribuição de máscaras para usuários do transporte coletivo. Confira!

Prefeitura de Feira e SMTT distribuem máscaras para taxistas

24/06/2020, 10:13h

Ação em conjunto com a SMTT busca proteger essa importante classe da nossa cidade. Confira!

Benefícios da PPP da iluminação de LED em Feira de Santana

24/06/2020, 10:11h

Parceria Público-Privada trará uma nova iluminação pública de LED para o município, melhorando ainda mais a nossa mobilidade. Vem conferir!

Pandemia e documentação: confira as mudanças

24/06/2020, 10:01h

Por conta da pandemia, algumas mudanças importantes aconteceram nos DETRAN’s de todo o Brasil. Confira!

Recuperação de vias na cidade e zona rural: o que tem sido feito?

10/06/2020, 16:52h

A Prefeitura de Feira vem trabalhando na recuperação de diversas vias na cidade e na zona rural. Quer saber mais? Então, confira!

Quais os benefícios do Projeto Novo Centro para o município?

10/06/2020, 16:13h

As obras do Novo Centro de Feira de Santana já estão a todo vapor. Mas, quais benefícios o projeto vai trazer para o município? Vem descobrir!

Projeto Novo Centro: Saiba o que já tem sido feito!

10/06/2020, 16:08h

Iniciada em meados de abril, as obras de requalificação do novo centro de Feira de Santana estão caminhando dentro do prazo estipulado. Confira o que já tem sido feito!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: