Mobilidade e coronavírus: qual a relação?

20/05/2020, 17:52h

Como um vírus descoberto a um pouco mais de 6 meses se espalhou de forma tão rápida? Vamos descobrir!

Até o fim do ano passado, pouco se falava dele. Hoje, passados um pouco mais de 6 meses, o coronavírus já infectou quase 5 milhões de pessoas ao redor do planeta. Mas, como um vírus descoberto em meados de dezembro na província de Wuhan, na China, se espalhou pelo mundo de forma tão rápida? É o que vamos tentar entender logo abaixo:

Mobilidade do vírus

Sim, infelizmente a covid-19 também está relacionada com a mobilidade, tanto nossa, seres humanos, quanto do próprio vírus. A velocidade com que ele se move entre a população, aliada com a nossa mobilidade do dia a dia, pode ser uma combinação explosiva. E é justamente por isso que estamos vivendo uma pandemia mundial: pela velocidade do vírus em se espalhar.

Como se não bastasse, entre os problemas destaca-se o fato de que pacientes assintomáticos também são capazes de transmitir o vírus. Estudos publicados na Revista Science, um dos mais importantes periódicos científicos, mostrou que dois terços das infecções foram transmitidas por pacientes sem sintomas. Ou seja, todo mundo pode ser um transmissor da doença sem ao menos saber! Além disso, o coronavírus também pode sobreviver até 72 horas em algumas superfícies, como alumínio e plástico, o que facilita muito o seu contágio. 

 

Trazendo para a nossa realidade... 

Como se sabe, infelizmente o coronavírus chegou por aqui. E como não poderia ser diferente, o vírus já circula entre nós. Ainda que a curva de vítimas e pessoas infectadas não esteja exponencialmente tão alta quanto outras cidades do Estado, é preciso lembrar que a transmissão aqui no município já é comunitária, ou seja: já não é mais possível rastrear a origem do vírus. Isso exige um cuidado ainda maior da nossa parte.

 

Falando sob o olhar da mobilidade, como o vírus se espalhou entre nós?

Nesse quesito, as regras gerais são praticamente iguais no mundo inteiro. Como vimos acima, o contágio do vírus é muito fácil. Então, qualquer contato próximo com pessoa ou objeto contaminado, por menor que seja, já é o suficiente para que fiquemos expostos à doença. Nossa mobilidade diária colabora para que a disseminação do vírus seja maior, através do contato pessoal diário que temos com diversas pessoas, desde um simples aperto de mão de um conhecido, até na hora de receber o troco do pão, não importa: o vírus pode estar em qualquer lugar. 

 

Como impedir a mobilidade do vírus?

Agora que você já sabe da facilidade com que o vírus circula entre nós, chegou a hora de fazer a nossa parte! 

Imagino que a está altura você já deve saber que, ao menos por enquanto, ainda não há vacina para contenção da covid-19. A maneira mais eficaz de combater o vírus, até o momento, se dá através dos seguintes hábitos:

 

Isolamento social

Não tem jeito: se você puder, tem que ficar em casa! Já é possível notar que países que adotaram um isolamento social mais restritivo, já começam a dar pequenos sinais de melhora. Quanto menor for a nossa circulação, menos pessoas serão contaminadas

 

Usar máscara

Por um acaso, precisou sair? Vá de máscara! Como o contágio também acontece através de gotículas de saliva expelidas por alguma pessoa contaminada, o uso de máscara é importantíssimo! Além disso, o uso do item de segurança também evita o contato das nossas mãos com dois dos mais importantes vetores de contágio: nosso nariz e boca. 

 

Manter a higiene pessoal

Nossas mãos tocam inúmeras superfícies durante o dia, por isso, é preciso lavá-las com certa frequência. Além disso, o uso de álcool em gel 70% também é muito importante, caso você esteja em locais onde não é possível lavar as mãos com água e sabão.

Viu como a mobilidade está inserida na nossa vida de diferentes formas? Agora, cabe a você fazer a sua parte. Se puder, fique em casa. Se sair, vá de máscara!

 

 

Publicado por: Redação

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Preparado para as próximas eleições? Entenda as mudanças provocadas pelo “novo normal”

31/07/2020, 23:27h

Entenda como as eleições de 2020 se encaixarão no neste “novo normal” em que vivemos!

Projeto Novo Centro: acompanhe o que tem sido feito em prol da nossa mobilidade!

31/07/2020, 23:23h

O Projeto Novo Centro está revolucionando o modal do centro comercial de Feira de Santana. Confira o que já tem sido feito!

Isolamento do canteiro central da Av. Getúlio Vargas: você sabe o motivo?

31/07/2020, 23:16h

O sistema BRT continua avançando em Feira de Santana. Agora, novas grades de isolamento foram instaladas na principal avenida da cidade. Venha entender o motivo!

Desinfecção na zona rural: conheça um pouco mais sobre este importante trabalho!

31/07/2020, 23:12h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para conter a disseminação da covid-19, inclusive na zona rural do município. Acompanhe!

A volta do drive-in em tempos de pandemia: entenda os motivos!

27/07/2020, 09:58h

Criado na década de 1930, o drive-in já havia sido deixado de lado por muitas pessoas. Agora, por conta da pandemia, eles estão retornando com força total como uma “nova” opção de lazer. Confira!

Trabalhando com App’s de entrega e transporte? Confira essas dicas!

27/07/2020, 09:51h

Utilizado por uma imensa gama de brasileiros, os aplicativos de transporte e delivery se tornaram uma fonte de renda pra muita gente. Quer saber como otimiza-los? Confira algumas dicas!

Barreira Sanitária: você conhece a importância desta ação?

17/07/2020, 12:01h

Realizada em diferentes bairros da cidade, as barreiras sanitárias são um importante equipamento de prevenção contra o coronavírus. Saiba mais!

Feira de Santana e mobilidade sustentável: saiba o que tem sido feito

17/07/2020, 11:56h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para levar até você mobilidade com muito mais qualidade de vida. Confira!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: