Mobilidade urbana para crianças: segurança em primeiro lugar

22/10/2019, 10:46h

Saiba mais sobre a importância da mobilidade urbana para crianças e como ela pode impactar diretamente na segurança de cada uma delas.

Quando falamos em mobilidade urbana para crianças nos referimos ao direito que todos nós temos de ir e vir com segurança pelas vias públicas, calçadas, escolas, parque, praças e transportes de uma cidade.

Para tanto, é muito importante que os adultos que são responsáveis pelo bem-estar de cada criança, tenha consciência sobre quais ações são necessárias para a garantia dessa mobilidade urbana.

No entanto, para atingir esse objetivo, é necessário que seja estabelecido um processo de conscientização por parte dos responsáveis, principalmente, no que se refere à educação para o trânsito.

Afinal, o comportamento em relação ao trânsito impacta diretamente na mobilidade urbana de todos(as).

Pensando nisso, separamos algumas dicas do que pode ser feito para garantir a mobilidade urbana para crianças.

Vamos lá!

Mobilidade urbana para crianças: segurança no trânsito

Diariamente são registrados inúmeros acidentes envolvendo crianças, mas que poderiam ser evitados se os responsáveis tivessem conhecimento das leis e dos cuidados necessários para garantir segurança aos pequenos.

Confira algumas dicas para garantir a segurança e a mobilidade urbana para crianças no trânsito:

Dicas de segurança para transportar crianças no carro

De acordo com a legislação brasileira, até os 10 anos de idade as crianças devem ser transportadas no banco traseiro do veículo, usando cinto de segurança.

Até os sete anos e meio ou se ainda tiverem 1,45 metros de altura, elas precisam usar o bebê conforto, a cadeirinha infantil para automóvel ou um assento de elevação.

Você sabia, que o uso correto da cadeirinha infantil reduz cerca de 71% o risco de óbito e lesões em nossas crianças após uma batida de carro?

Mas, fique atento(a)! Cada tipo é indicado para uma faixa etária, peso e tamanhos diferentes da criança. Pesquisar e procurar aconselhamento de um especialista, é sempre a melhor escolha.

DICA 1: Nunca deixe de usar o cinto de segurança ou a cadeirinha infantil quando for transportar crianças no automóvel, mesmo que em distâncias curtas.

DICA 2: Lembre-se de verificar se a cadeirinha infantil possui o selo do Inmetro e siga sempre o manual de instruções.

Dicas de segurança ao andar com crianças na rua

É essencial que desde cedo as crianças sejam ensinadas como se proteger ao andar nas ruas, tendo cuidados como olhar para os dois lados antes de atravessar e somente fazer quando o sinal estiver fechado.

Os responsáveis devem dar o exemplo sempre. Respeitem as faixas para pedestres e orientem as crianças para brincar em local seguro, longe de entradas de garagens, ruas ou estacionamentos.

Uma boa dica é explicar que mesmo na faixa de pedestres devem olhar para os dois lados, atravessar em linha reta e quais são os significados para os sinais de trânsito.

Dicas de segurança para crianças que andam de bicicleta, skate ou patins

Toda criança ama correr, brincar e pular, ainda mais quando essas atividades são feitas ao ar livre.

Mas, para evitar acidentes e qualquer imprevisto que acabe com a diversão, é necessário que algumas medidas de segurança sejam adotadas.

Dica 1: É imprescindível o uso de equipamentos de segurança como, capacete, joelheira e cotoveleira com selo Inmetro.

Dica 2: Para atividades como andar de bicicleta, skate ou patinete, as crianças devem sempre usar sapatos fechados e, de preferência, sem cadarços.

Dica 3: Lembre-se de sempre realizar a manutenção da bicicleta, calibrando os pneus, verificando o funcionamento dos freios, refletores e buzina.

Dica 4: Ensine as crianças à direita dos veículos, no sentido do trânsito, a usar sinais de mão apropriados, respeitar os sinais de trânsito e parar em todos os sinais vermelhos.

Dicas de segurança para as crianças que usam o transporte escolar

Segundo, a Lei Federal que instituiu a Política Nacional de Pessoa Desaparecida, crianças e adolescentes menores de 16 anos só podem viajar sozinhos com autorização judicial. A exigência é feita pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A autorização judicial só não é exigida quando a criança ou adolescente estão viajando acompanhados de algum parente, até o terceiro grau, e que seja mais de 18 anos.

Para as viagens às cidades vizinhas, o documento não é exigido, desde que a locomoção seja realizada no mesmo estado ou região metropolitana.

Para viagens internacionais, é necessário que o menor de 16 anos esteja acompanhado pelos pais. Caso, apenas um faça a viagem, o outro responsável precisa emitir uma autorização por escrito.

Se a viagem for realizada com o acompanhamento de outras pessoas, é preciso autorização judicial dos pais.

Existem diversos pontos que são importantes para manter a segurança e garantir a mobilidade urbana para crianças.

O ensino escolar a respeito da educação para o trânsito ajuda na compreensão sobre a importância de cada pessoa nesse processo.

Programas educativos para crianças e adolescentes, contribuirão com a formação de futuros adultos conscientes, mais responsáveis, atentos e cordiais no trânsito.

Até a próxima!

Publicado por: Redação | Foto: Matheus Maia

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Cadeirinha infantil para automóvel: saiba como escolher

31/10/2019, 15:48h

Saiba qual a importância de usar a cadeirinha infantil para automóvel, quais são os modelos disponíveis no mercado e como funciona a Lei da Cadeirinha.

Para que serve o seguro DPVAT: confira todas as informações

31/10/2019, 15:44h

Confira neste artigo o que é e para que serve o seguro DPVAT. Além de todas as informações sobre como funciona a cobertura e como solicitar a indenização.

Transporte de animais de estimação: dicas de segurança

31/10/2019, 11:36h

Saiba quais são as principais dicas e informações para garantir a segurança no transporte de animais de estimação. Confira!

Entenda porque as patinetes elétricas são uma febre mundial

31/10/2019, 11:29h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre as patinetes elétricas, e o motivo de elas serem consideradas uma febre mundial

PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial

31/10/2019, 10:54h

Conheça o PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial criado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Mobilidade urbana para crianças: segurança em primeiro lugar

22/10/2019, 10:46h

Saiba mais sobre a importância da mobilidade urbana para crianças e como ela pode impactar diretamente na segurança de cada uma delas.

Transporte escolar seguro: saiba como escolher corretamente

18/10/2019, 11:50h

Confira, neste artigo, algumas dicas de como escolher um transporte escolar seguro para as sua crianças e qual a importância dessa escolha.

Acessibilidade para todos: tudo o que você precisa saber

18/10/2019, 11:04h

Conheça, neste artigo, qual a importância da acessibilidade para todos e como ela impacta diretamente na mobilidade urbana de toda uma população.

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: