Não se estresse: confira 5 dicas de como evitar o congestionamento no trânsito

19/07/2019, 11:23h

Separamos neste artigo 5 dicas de como evitar o congestionamento no trânsito. Leia mais e confira as nossas instruções.

Descubra como evitar o congestionamento no trânsito

 

O grande fluxo de veículos nas médias e grandes cidades acabam ocasionando o temido congestionamento no trânsito.
Ficar horas preso no tráfego impacta diretamente nos planos que fizemos para o dia, seja na chegada pontual em algum compromisso ou na ida e volta do trabalho.
Pensando em te ajudar a evitar gastar seu tempo com o trânsito lento, separamos 5 dicas do que você pode fazer para evitar o congestionamento no trânsito.

5 dicas para evitar congestionamentos no trânsito

Selecionamos cinco estratégias para serem adotadas a fim de fugir do trânsito caótico e dos engarrafamentos. Vamos conferir?

 

Dica 1# Pesquise por atalhos na internet

Faça da internet uma aliada para fugir do congestionamento no trânsito.

Ferramentas de busca como os sites Google Maps e Apontador conseguem indicar quase em tempo real quais pontos no seu trajeto estão com algum problema e quais caminhos alternativos você pode seguir.
Esses recursos são de grande ajuda para prever com precisão quanto tempo leva para chegar até o seu destino final. Assim como, pequenos acidentes e trechos lentos no percurso.

Dica 2# Ande no contrafluxo

Pode parecer loucura, mas planejar o seu trajeto seguindo o sentido contrário ao maior fluxo de carros será vantajoso.
Opte por caminhos alternativos que não tenham grande movimentação de veículos. Mesmo que isso aumente a distância, essa dica, com certeza, ajudará você a fugir do congestionamento no trânsito.

Dica 3# Use transportes coletivos

Usar transportes coletivos, muitas vezes, pode passar a impressão de que ficará preso no trânsito.
No entanto, se grande parte das pessoas que ficam presas no trânsito diariamente utilizassem meios de transportes públicos, os engarrafamentos serão reduzidos pela metade.
Utilizar meios de transporte como, por exemplo, metrô, trem e ônibus, além de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, você ainda ajudará a minimizar os danos ambientais causados pelo uso excessivo de veículos.

Dica 4# Combine transportes coletivos com transportes ativos

Transportes ativos como, por exemplo, caminhar, pedalar, correr, patinar, entre outros, são uma excelente forma de evitar o congestionamento no trânsito.
Caso o seu destino seja muito longo do ponto de partida, vale a pena combinar o uso dos veículos públicos com transportes ativos.
Algumas cidades já oferecem ônibus pensados nessa “união”, eles contam com porta-bicicletas na parte da frente ou em paradas principais. Outras ainda contam com trens projetos para armazenar bikes durante o percurso.
As possibilidades para essa dica são infinitas. Pesquise e se informe quais são as opções disponíveis para combinar transportes ativos com transportes públicos em sua região.

Dica 5# Utilize retornos, rotatórias e cruzamentos

Faça um planejamento antecipado do seu trajeto!
Utilizar retornos, rotatórias e cruzamentos, possibilita a sua entrada em vias expressas ou saída de vias rápidas.
Mesclar o seu trajeto com retornos, por exemplo, contribuirá para que você evite o congestionamento no trânsito, fazendo com que o tráfego seja fluido.
Essa não foi a nossa última dica sem algum motivo. Trouxemos um exemplo de retorno criado na cidade de Feira de Santana com o objetivo de facilitar a mobilidade da cidade e evitar engarrafamentos
As obras do retorno foram de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
O retorno realizado embaixo do viaduto da João Durval, nas proximidades da Igreja Universal, foi aberto na via para para facilitar a fluidez e melhorar os conflitos de trânsito da região.
Uma vez que os condutores que necessitam retornar sentido ao bairro caseb e adjacências, não precisarão mais utilizar o viaduto para isso desafogando o tráfego. 
Por isso, use transportes de massa, bicicletas, faça caminhadas ou utilize os retornos existentes no seu trajeto.
Usar essas dicas e algumas boas técnicas de direção irão te ajudar a evitar contratempos caóticos no seu percurso.


Até a próxima!

 

Publicado por: Redação | Foto: Matheus Maia

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Conheça o Projeto Feira Iluminada e a importância para mobilidade urbana

26/03/2020, 15:28h

O Projeto Feira Iluminada continua a todo vapor. A Prefeitura de Feira de Santana está modernização a iluminação pública da cidade. Saiba mais!

Feira de Santana adota cuidados contra o coronavírus

25/03/2020, 16:52h

A Prefeitura de Feira de Santana está adotando cuidados contra o coronavírus. Confira quais são as medidas e como fazer a sua parte.

Agenda Mundial 2030: confira as ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Feira de Santana

25/03/2020, 16:35h

A Prefeitura de Feira de Santana através do Projeto Mobilidade Urbana Sustentável vem realizando ações de acordo com a Agenda Mundial 2030, confira.

Profissão de Caminhoneiro(a): tudo o que você precisa saber

25/03/2020, 11:26h

Confira todas as informações sobre a profissão de caminhoneiro(a) e descubra porque todos passam pela cidade de Feira de Santana.

Fila dupla: impacto na segurança e mobilidade no trânsito

25/03/2020, 10:58h

Você sabia que fila dupla é crime e pode provocar acidentes? Descubra porque e qual o impacto na mobilidade urbana e segurança no trânsito.

Conheça o Projeto Rua Viva e como ele ajuda na educação para o trânsito

25/03/2020, 10:39h

Conheça o Projeto Rua Viva que tem o objetivo de promover a educação para o trânsito através de atividades de lazer para toda a família.

Projeto Zona Azul: mobilidade urbana em Feira de Santana

25/03/2020, 10:16h

A Prefeitura de Feira de Santana não para de trabalhar! Conheça o Projeto Zona Azul e os inúmeros benefícios para a mobilidade urbana da cidade.

Transporte Coletivo: previna-se de doenças como o coronavírus

12/03/2020, 17:51h

Para quem usa transporte coletivo diariamente é essencial adotar medidas preventivas para evitar o contágio de doenças como o coronavírus. Saiba mais!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: