PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial

31/10/2019, 10:54h

Conheça o PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial criado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial

Atualmente, apesar das políticas existentes a respeito da garantia da acessibilidade para todos, ainda nos deparamos, diariamente, com inúmeras situações que provam a falta dela.

Com o objetivo de oferecer uma maior acessibilidade para toda a população feirense,  a Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) desenvolveram o PACE (Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial).

Vamos conferir quais os benefícios oferecidos pelo PACE e como ele colabora diretamente para a garantia da mobilidade urbana feirense?

Vamos lá!                                                                                                                   

Saiba mais sobre o Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial de Feira de Santana

O PACE foi desenvolvido como uma ação complementar ao Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável, que dentre outras atividades, busca conscientizar e oferecer aos feirenses uma educação para o trânsito.

Afinal, o comportamento em relação ao trânsito impacta diretamente na mobilidade urbana de todos(as).

O projeto para a implementação do PACE foi desenvolvido em 2007, através do Decreto Municipal nº7.332/2007.

O objetivo principal é atender pessoas portadoras de necessidades especiais e totalmente impossibilitadas de usar o sistema de transporte convencional, ainda que adaptado.

Para muitos usuários, o Programa de Acessibilidade é o principal meio de inclusão social, pois possibilita o deslocamento desde a sua residência ao destino final.

O veículo adaptado, que faz parte do PACE, vai até a residência de cada uma das pessoas cadastradas e as transporta com total comodidade e segurança, diariamente.

O que é necessário para participar do PACE

Para participar do Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial, é necessário realizar um cadastro na SMTT, com os documentos necessários, incluindo um comprovante de insuficiência econômica.

A prioridade de atendimento é dada ao transporte dos credenciados para acesso à saúde, habilitação e reabilitação, frequência ao ensino formal, ensino profissionalizante e de graduação, cultura e lazer, nesta ordem de prioridade.

Nos casos de muita solicitação no programa para mesmo roteiro e horários, são priorizados os usuários de acordo com a seguinte ordem de critérios:

  1. carência financeira: com baixa renda familiar conforme relatório elaborado por profissional de serviço social do município;
  2. crianças de 02 a 14 anos, exceto os que possam ser transportados nos demais meios de transporte;
  3. otimização do uso do veículo (frota).

O PACE conta com uma frota de 07 (sete) veículos tipo van, adaptados com elevador hidráulico.

A adaptação dos veículos, bem como as características dos equipamentos auxiliares e complementares necessários ao serviço serão definidas em conformidade com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e de acordo com as especificações a serem estabelecidas pelo Órgão de Gerência de Transportes do Município.

Cada veículo possui capacidade para transportar 04 (quatro) cadeirantes com acompanhante, por viagem.

São atendidos aproximadamente 85 usuários frequentes, 15 eventuais e há ainda uma fila de espera de mais de 200 pessoas aguardando atendimento.

No ano de 2017, foram feitos 6.705 atendimentos, sendo que, 1 (um) atendimento é  o deslocamento de ida e volta. Em 2018, foram feito 7.907 atendimentos.

O PACE oferece muito mais do que o transporte, mas condições de acesso aos direitos básicos como saúde, habilitação, reabilitação, educação, lazer e, principalmente, mobilidade urbana para crianças.

 

Até a próxima!

Publicado por: Redação | Foto: Andrews Pedra Branca | Ascom SMTT

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Cadeirinha infantil para automóvel: saiba como escolher

31/10/2019, 15:48h

Saiba qual a importância de usar a cadeirinha infantil para automóvel, quais são os modelos disponíveis no mercado e como funciona a Lei da Cadeirinha.

Para que serve o seguro DPVAT: confira todas as informações

31/10/2019, 15:44h

Confira neste artigo o que é e para que serve o seguro DPVAT. Além de todas as informações sobre como funciona a cobertura e como solicitar a indenização.

Transporte de animais de estimação: dicas de segurança

31/10/2019, 11:36h

Saiba quais são as principais dicas e informações para garantir a segurança no transporte de animais de estimação. Confira!

Entenda porque as patinetes elétricas são uma febre mundial

31/10/2019, 11:29h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre as patinetes elétricas, e o motivo de elas serem consideradas uma febre mundial

PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial

31/10/2019, 10:54h

Conheça o PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial criado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Mobilidade urbana para crianças: segurança em primeiro lugar

22/10/2019, 10:46h

Saiba mais sobre a importância da mobilidade urbana para crianças e como ela pode impactar diretamente na segurança de cada uma delas.

Transporte escolar seguro: saiba como escolher corretamente

18/10/2019, 11:50h

Confira, neste artigo, algumas dicas de como escolher um transporte escolar seguro para as sua crianças e qual a importância dessa escolha.

Acessibilidade para todos: tudo o que você precisa saber

18/10/2019, 11:04h

Conheça, neste artigo, qual a importância da acessibilidade para todos e como ela impacta diretamente na mobilidade urbana de toda uma população.

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: