Pandemia e documentação: confira as mudanças

24/06/2020, 10:01h

Por conta da pandemia, algumas mudanças importantes aconteceram nos DETRAN’s de todo o Brasil. Confira!

A pandemia provocada pelo coronavírus alterou a nossa vida por completo. Embora nossa mobilidade tenha sido reduzida em nome do isolamento social, muitas pessoas ainda são obrigadas a sair de suas casas para se deslocar, seja para trabalhar ou fazer compras, por exemplo. 

Mas, algumas dúvidas permaneceram na cabeça de muita gente, possivelmente na sua também, caro leitor. 

Umas das principais é: como regularizar minha situação com órgãos de trânsito, como o DETRAN?

Como muita gente sabe, os postos de atendimento dos DETRANs estavam fechados devido a pandemia da covid-19. Com isso, alguns serviços, como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, estavam suspensos.

Desde o último dia 19 de março, o Conselho Nacional de Trânsito autorizou que motoristas dirijam com a CNH vencida. Vale ressaltar que a liberação só é permitida nos casos em que o documento tenha expirado a partir do 19 de fevereiro. O mesmo vale para a Permissão de Dirigir (PPD), para expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) e em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido, após 19 de fevereiro. Porém, a partir de agora, uma parte da população já não precisa se preocupar. 

BOA NOTÍCIA PRA VOCÊ QUE PRETENDE REGULARIZAR A SUA SITUAÇÃO OU A DO SEU VEÍCULO!

Desde o último dia 17 de junho, o Detran-BA retomou parcialmente o atendimento por agendamento no SAC Digital, nas seguintes CIRETRANs: 

•          Alagoinhas

•           Amargosa 

•          Brumado

•           Camaçari

•           Barreiras 

•          Conceição do Coité

•           Cruz das Almas

•           Euclides da Cunha

•           Eunápolis

•          Feira de Santana

•          Irecê

•          Guanambi 

•          Itamaraju

•           Itapetinga 

•          Ipirá

•          Jacobina

•           Jequié

•          Juazeiro 

•          Paulo Afonso 

•          Santo Antônio de Jesus 

•          Santa Maria da Maria da Vitória

•           Senhor do Bonfim

•          Serrinha 

•           Teixeira de Freitas.

 

MODERNIZANDO PARA AUMENTAR A SUA SEGURANÇA E PRATICIDADE!

Com o objetivo de diminuir aglomerações e assim preservar a saúde  da nossa população, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) passou a oferecer o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) pela internet!

 Pra você ter uma ideia do sucesso dessa ação, até meados deste mês de junho, o órgão registrou a emissão de 159.701 documentos, por meio do portal e aplicativo SAC Digital. A maior procura partiu do interior do estado, superando Salvador e região metropolitana.

A facilidade de baixar o CRLV eletrônico e imprimir em casa, evita que a pessoa tenha que se deslocar para outro lugar. Com alguns cliques, você consegue realizar o procedimento, basta estar com o licenciamento em dia. 

 

MAS, COMO EU REALIZO ESSE PROCEDIMENTO?

É muito simples! Basta acessar o portal do SAC Digital , se cadastrar e depois digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Se for pessoa jurídica, precisa informar também a placa.

A renovação do licenciamento integrado não sofreu alterações durante a pandemia, tendo como referência o calendário de pagamento do imposto sobre veículos (IPVA), elaborado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), pelo final da placa.

 Junto com o IPVA, o cidadão deve pagar a taxa administrativa do Detran-BA, o seguro DPVAT e multas existentes. A quitação pode ser feita no Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, em caixas eletrônicos e por meio de aplicativos, ou ainda nos pátios credenciados ao órgão de trânsito.

 

FIQUE ATENTO!

Quer mais informações? Então, fique atento as novidades acompanhando os portais informativos destinados aos serviços de trânsito e sites importantes:

DETRAN - BA

SAC DIGITAL

LICENCIAMENTO 

CRLV-e

2ª VIA CNH

Antes de tudo, é importante que você também faça sua parte. Busque manter a sua situação regularizada nos órgãos competentes. Já quando o assunto é a pandemia causada pelo coronavírus, não pode ser diferente: contamos com você! Se possível, fique em casa. Se sair, use máscara. 

Até mais!

Publicado por: Redação | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Como a mobilidade interfere no isolamento social? Confira

24/06/2020, 10:22h

Você sabia que a nossa mobilidade tem total relação com o nível considerado ideal de isolamento social? Então, confira!

Usuários do transporte coletivo recebem máscaras da Prefeitura de Feira

24/06/2020, 10:18h

Prefeitura de Feira e SMTT fazem distribuição de máscaras para usuários do transporte coletivo. Confira!

Prefeitura de Feira e SMTT distribuem máscaras para taxistas

24/06/2020, 10:13h

Ação em conjunto com a SMTT busca proteger essa importante classe da nossa cidade. Confira!

Benefícios da PPP da iluminação de LED em Feira de Santana

24/06/2020, 10:11h

Parceria Público-Privada trará uma nova iluminação pública de LED para o município, melhorando ainda mais a nossa mobilidade. Vem conferir!

Pandemia e documentação: confira as mudanças

24/06/2020, 10:01h

Por conta da pandemia, algumas mudanças importantes aconteceram nos DETRAN’s de todo o Brasil. Confira!

Recuperação de vias na cidade e zona rural: o que tem sido feito?

10/06/2020, 16:52h

A Prefeitura de Feira vem trabalhando na recuperação de diversas vias na cidade e na zona rural. Quer saber mais? Então, confira!

Quais os benefícios do Projeto Novo Centro para o município?

10/06/2020, 16:13h

As obras do Novo Centro de Feira de Santana já estão a todo vapor. Mas, quais benefícios o projeto vai trazer para o município? Vem descobrir!

Projeto Novo Centro: Saiba o que já tem sido feito!

10/06/2020, 16:08h

Iniciada em meados de abril, as obras de requalificação do novo centro de Feira de Santana estão caminhando dentro do prazo estipulado. Confira o que já tem sido feito!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: