Preço do combustível X coronavírus: qual a relação?

12/05/2020, 10:45h

Já estamos acostumados com o aumento sistemático no preço do combustível. Mas, de uns tempos pra cá, a baixa no valor na bomba foi significativa. Entenda um pouco mais sobre este fenômeno e qual sua ligação com a covid-19.

Se você possui veículo próprio ou vem acompanhando o noticiário nos últimos meses, já deve ter notado a queda acentuada no preço dos combustíveis aqui na região. Aliás, o fenômeno está longe de ser local. A baixa geral nos preços vem acontecendo em escala global. Mas, obviamente isso tem uma explicação. Existem alguns fatores que podem nos ajudar a entender um pouco sobre o que está acontecendo no mundo e qual a sua relação com a pandemia do novo coronavírus. Vamos ver?

Mas, afinal: O que está acontecendo?

Desde o início do ano, a Petrobras já baixou os preços dos combustíveis nas refinarias em mais de 50%. Isso está sendo possível porque os estoques da petroleira estão altos e a cotação do petróleo desabou no mercado internacional. Além do mais, segundo economistas, não há perspectiva de os preços do combustível voltarem a subir. Pelo contrário, por enquanto, a tendência é de estabilidade ou de baixa. 

Sim, a queda nos preços também está relacionada ao coronavírus.

A queda do combustível e outros derivados de petróleo, acompanham a derrocada do preço do barril do produto desde o início da pandemia do coronavírus, que afetou drasticamente a demanda global. Neste período, o consumo de combustíveis fósseis como a gasolina e o diesel caíram drasticamente. Primeiro, devido ao fato de grande parte do mundo estar vivendo sob quarentena, as pessoas estão em casa, logo, consomem menos combustível, já que teoricamente não precisam sair de casa com frequência. Além disso, muitas fronteiras estão fechadas. Então, grande parte da população também está impedida de viajar, tanto à trabalho quanto à lazer. Um dos reflexos deste momento em que vivemos se dá justamente no acúmulo dos barris de petróleo nas refinarias, o que faz com que as empresas baixem o valor do produto para que os estoques não fiquem parados, o que gera uma queda significativa no preço dos combustíveis. 

Agora ficou mais fácil de entender, não é verdade?

Então, que tal aproveitar esse período de baixa de preços e isolamento social para economizar? Aproveite também sua estadia em casa para conhecer todos os nossos projetos relacionados a mobilidade urbana em Feira de Santana!

Até a próxima!

Publicado por: Redação | Foto: Divulgação, O Vale

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Preparado para as próximas eleições? Entenda as mudanças provocadas pelo “novo normal”

31/07/2020, 23:27h

Entenda como as eleições de 2020 se encaixarão no neste “novo normal” em que vivemos!

Projeto Novo Centro: acompanhe o que tem sido feito em prol da nossa mobilidade!

31/07/2020, 23:23h

O Projeto Novo Centro está revolucionando o modal do centro comercial de Feira de Santana. Confira o que já tem sido feito!

Isolamento do canteiro central da Av. Getúlio Vargas: você sabe o motivo?

31/07/2020, 23:16h

O sistema BRT continua avançando em Feira de Santana. Agora, novas grades de isolamento foram instaladas na principal avenida da cidade. Venha entender o motivo!

Desinfecção na zona rural: conheça um pouco mais sobre este importante trabalho!

31/07/2020, 23:12h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para conter a disseminação da covid-19, inclusive na zona rural do município. Acompanhe!

A volta do drive-in em tempos de pandemia: entenda os motivos!

27/07/2020, 09:58h

Criado na década de 1930, o drive-in já havia sido deixado de lado por muitas pessoas. Agora, por conta da pandemia, eles estão retornando com força total como uma “nova” opção de lazer. Confira!

Trabalhando com App’s de entrega e transporte? Confira essas dicas!

27/07/2020, 09:51h

Utilizado por uma imensa gama de brasileiros, os aplicativos de transporte e delivery se tornaram uma fonte de renda pra muita gente. Quer saber como otimiza-los? Confira algumas dicas!

Barreira Sanitária: você conhece a importância desta ação?

17/07/2020, 12:01h

Realizada em diferentes bairros da cidade, as barreiras sanitárias são um importante equipamento de prevenção contra o coronavírus. Saiba mais!

Feira de Santana e mobilidade sustentável: saiba o que tem sido feito

17/07/2020, 11:56h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para levar até você mobilidade com muito mais qualidade de vida. Confira!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: