Projeto Novo Centro: acompanhe o que tem sido feito em prol da nossa mobilidade!

31/07/2020, 23:23h

O Projeto Novo Centro está revolucionando o modal do centro comercial de Feira de Santana. Confira o que já tem sido feito!

Você já acompanhou por aqui e, com certeza, já deve ter visto alguma das obras espalhadas pelo perímetro central da cidade. Sim! Estamos falando das ações do Projeto Novo Centro. Um programa inovador que irá transformar a cara do nosso centro comercial e, consequentemente, irá mudar, pra melhor, a vida da nossa população. As obras estão a todo vapor desde meados de abril, inclusive, cumprindo o cronograma estipulado!

Mas antes, vamos só relembrar um pouquinho do que se trata o Novo Centro?

 

PROJETO NOVO CENTRO:

O Projeto Novo Centro visa requalificar cerca de 432.707 metros quadrados de vias públicas, pavimentação de vias pedestres, sinalização de ciclovia e quase 16 mil metros de rede de drenagem. A obra está orçada em R$ 37 milhões, recursos oriundos do financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

 Serão requalificadas as ruas Barão de Cotegipe, Barão do Rio Branco, Marechal Deodoro, Conselheiro Franco, Recife, Sales Barbosa, além da Avenida Sampaio e Avenida Senhor dos Passos. Algumas ruas terão piso intertravado, calçadas ampliadas, ciclovias – nas avenidas Senhor dos Passos e Maria Quitéria e muitas outras intervenções no amplo conjunto das obras.

 

TÁ, MAS E OS BENEFÍCIOS DIRETOS?

De acordo com o projeto executado pela Secretaria de Planejamento, entre todos os benefícios do programa, podemos destacar os seguintes:

•           Novo modelo de piso intertravado;

•           Novo sistema de iluminação em LED;

•           Novo sistema hidráulico;

•           Nova arborização;

•           Instalação de bancos para descanso;

•           Criação de ciclovias;

•           Sinalização horizontal e vertical com semáforos voltados, sobretudo, aos pedestres e suas peculiaridades motoras;

•           Criação de praças e calçadões;

•           Novas lixeiras;

•           Instalação de hidrantes;

•           Implementação de uma Zona Azul;

•           Duplicação de viadutos;

•           Implantação de 15.000 metros quadrados de rede de drenagem;

•           Prolongamento de avenidas, o que resultará em novos vetores de crescimento da cidade.

 

O QUE TEM SIDO FEITO?

Mesmo durante este difícil momento pelo qual estamos passando devido à pandemia do coronavírus, as obras de requalificação do Projeto Novo Centro está acontecendo normalmente.

O objetivo é manter o ritmo da execução das obras para que elas permaneçam dentro do seu prazo estipulado. Mesmo agora, no período tradicional de chuvas, as obras do projeto seguem com rapidez e responsabilidade, sempre visando contemplar gradativamente toda a cidade. 

A operação que teve seu início na Avenida Senhor dos Passos, já está sendo desencadeada em diversas avenidas e ruas do município, como muita gente já pôde observar. E vem muito mais por ai!

 

E A NOSSA MOBILIDADE SEGUE SENDO AMPLIADA!

Além de melhorar a nossa qualidade de vida, a Prefeitura de Feira também busca realizar ações que garantam a mobilidade urbana para toda a população, transformando a cidade em um espaço cada vez mais humanizado!

Um bom exemplo disso se dá na realização das obras de ampliação da Avenida Ayrton Senna, considerada um vetor de desenvolvimento da cidade. O investimento passa da casa dos três milhões de reais, tendo boa parte deste valor destinado à realização da pavimentação juntamente com a construção de pista dupla e uma ciclovia. 

Além disso, os investimentos em mobilidade também incluem:

•           Pavimentação asfáltica da Rua Fagundes Filho, ligando a Ayrton Senna ao bairro Papagaio;

•           Duplicação do viaduto da Avenida Getúlio Vargas com o viaduto da Avenida Noide Cerqueira;

•           Duplicação do viaduto da Avenida Maria Quitéria com o viaduto da Avenida Fraga Maia.

 

E QUANDO O ASSUNTO É MOBILIDADE SUSTENTÁVEL, FEIRA SAI NA FRENTE!

A mobilidade sustentável envolve a nossa mobilidade propriamente dita em plena sintonia com o nosso bem-estar, conforto e qualidade de vida. Mais do que pregar um deslocamento rápido e seguro, ela prega a harmonia com a nossa natureza. Além disso, essa nova estrutura também reduz a emissão de gases poluentes e tóxicos, o que gera mais qualidade de vida para a nossa população!

Um bom exemplo disso foi à instalação de 35 novos bancos de descanso ao longo da Av. Getúlio Vargas. Além do mais, um projeto de paisagismo inédito está sendo realizado na avenida João Durval Carneiro, trecho próximo a feira-livre da Estação Nova: "bonsais gigantes" em caqueiros. Inclusive, o plantio já foi iniciado! Além dos bonsais, outras espécies serão plantadas no local, como trepadeiras e flanboyants. O objetivo é criar um ambiente humanizado e proporcionar um impacto visual. 

 

Viu só? Todas essas ações que falamos acima, terão um impacto super positivo na nossa economia, na nossa qualidade de vida e, claro, na nossa mobilidade, já que haverá uma maior fluidez no trânsito, além de espaços exclusivos para os ciclistas e pedestres. O Projeto também modificará o trânsito e contará com paradas de ônibus que atendem aos moradores da zona rural, trazendo mais conforto, higiene e segurança para todos!

Gostou? Este é só um pequeno exemplo dos grandes benefícios que o Projeto Novo Centro trará para o nosso município. E não para por aí: em breve voltaremos com mais novidades.

Até mais!

 

Publicado por: Redação

Categoria: Conheça mais

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Preparado para as próximas eleições? Entenda as mudanças provocadas pelo “novo normal”

31/07/2020, 23:27h

Entenda como as eleições de 2020 se encaixarão no neste “novo normal” em que vivemos!

Projeto Novo Centro: acompanhe o que tem sido feito em prol da nossa mobilidade!

31/07/2020, 23:23h

O Projeto Novo Centro está revolucionando o modal do centro comercial de Feira de Santana. Confira o que já tem sido feito!

Isolamento do canteiro central da Av. Getúlio Vargas: você sabe o motivo?

31/07/2020, 23:16h

O sistema BRT continua avançando em Feira de Santana. Agora, novas grades de isolamento foram instaladas na principal avenida da cidade. Venha entender o motivo!

Desinfecção na zona rural: conheça um pouco mais sobre este importante trabalho!

31/07/2020, 23:12h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para conter a disseminação da covid-19, inclusive na zona rural do município. Acompanhe!

A volta do drive-in em tempos de pandemia: entenda os motivos!

27/07/2020, 09:58h

Criado na década de 1930, o drive-in já havia sido deixado de lado por muitas pessoas. Agora, por conta da pandemia, eles estão retornando com força total como uma “nova” opção de lazer. Confira!

Trabalhando com App’s de entrega e transporte? Confira essas dicas!

27/07/2020, 09:51h

Utilizado por uma imensa gama de brasileiros, os aplicativos de transporte e delivery se tornaram uma fonte de renda pra muita gente. Quer saber como otimiza-los? Confira algumas dicas!

Barreira Sanitária: você conhece a importância desta ação?

17/07/2020, 12:01h

Realizada em diferentes bairros da cidade, as barreiras sanitárias são um importante equipamento de prevenção contra o coronavírus. Saiba mais!

Feira de Santana e mobilidade sustentável: saiba o que tem sido feito

17/07/2020, 11:56h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para levar até você mobilidade com muito mais qualidade de vida. Confira!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: