Saúde mental na quarentena

28/04/2020, 14:53h

Como passar pela epidemia do coronavírus com emoções saudáveis

Aprender a lidar com a sua própria mente durante a pandemia do coronavírus é fundamental para suavizar os sintomas de tristeza, apreensão e ansiedade que podem ser muito comuns neste momento. 

No isolamento social, é normal que as pessoas pensem sobre tudo de uma vez só e isso se transforme em cobrança excessiva, criando situações e sentimentos que possam fugir do controle.

Obviamente que este período não é uma competição de quem produz mais, pois o que cada pessoa vai fazer em sua casa é de extrema importância somente para ela, que por sua vez, precisa entender que encarar este momento com leveza a deixará mais forte frente aos obstáculos que possam vir.

É necessário entender também que as faixas etárias, condições sociais e   diversos outros fatores influenciam na maneira de passar pelo isolamento social.

Como entreter crianças dentro de casa?

 

Muito tem se falado sobre a saúde mental dos adultos e muitas vezes esquecemos que os pequenos também precisam de rotinas saudáveis e entretenimento de qualidade para não ficarem ansiosos.

Vale lembrar que as crianças são, por natureza, mais agitadas e por isso tendem a ficar mais ansiosas. Para ajudar neste processo e tornar o isolamento mais divertido e educativo, separamos algumas dicas de atividades para os pequenos:

  • Estimule a imaginação com histórias criadas com objetos em casa;
  • Estimule a pintura em família;
  • Coloque uma música e marquem de dançar pelo menos uma vez ao dia;
  • Criem enigmas para desvendar em casa, espalhe as pistas pelos cômodos e deixem as crianças encontrarem. Além de dispensar energia, estimula o raciocínio também. 

 

Contudo, não são só as crianças que estão sofrendo com o isolamento social. Os jovens e os mais idosos também estão lutando para manter a saúde mental em dias. E não é fácil lidar com as expectativas e os medos que este momento específico vem trazendo para a vida das pessoas. Afinal, todos estamos no meio de uma pandemia.

Há desafios que precisam ser superados e isso é fato. Um deles é entender que, ao estarmos em casa, não estamos vivendo uma competição de quem lê mais ou de quem malha mais. Tudo bem não fazer nada, desacelerar e não se sentir produtivo.

Vivemos muito agitados nas nossas rotinas comuns, buscando coisas o tempo todo e, devido ao coronavírus, fomos obrigados a ficar mais reclusos, evitando aglomerações e socializações de todos os tipos. Um grande baque social.

O ser humano não está pronto para esse tipo de “solidão”, muito menos se ela vier acompanhada de uma obrigação relacionada a uma pandemia. O que é mais assustador ainda.

Separamos também algumas dicas para jovens e idosos, de como manter o emocional funcionando direito em meio a toda essa crise:

  • Faça chamadas de vídeos com as pessoas que você tá sentindo mais falta;
  • Crie uma rotina de meditação, fique mais em silêncio por no mínimo 30 minutos por dia. A sugestão é que faça isso ao acordar, pois o dia começa mais tranquilo;
  • Escreva no papel todos os seus planos para quando essa pandemia passar, entendendo que tudo virá para melhor. Acredite nisso;
  • Assista filmes, lives, séries e novelas que sejam do seu agrado;
  • Tire o foco das coisas que você já conhece, procure estudar sobre coisas diferentes do seu mundo;
  • Leia notícias, mas não passe o dia todo lendo sobre notícias ruins;
  • Crie receitas novas ou comece a aprender a cozinhar;
  • Aprenda a jogar xadrez, cartas ou qualquer outro jogo diferente;
  • Esteja em conexão com tudo que te faça bem.

É importante que cada pessoa saiba que não existe uma fórmula certa para entreter crianças, jovens e idosos. Em cada contexto há coisas que podem ser utilizadas a favor e também contra. Por isso, é fundamental que todos saibamos entender as nossas emoções e, a partir disso, administrar para poder distribuir para si e para as pessoas que estão em reclusão conosco.

A pandemia de coronavírus vai passar e todo esse isolamento social, quarentena e crise, serão motivos para que possamos entender que podemos e iremos nos tornar pessoas melhores.

Se, por um acaso, a angústia tiver muito grande, torna-se imprescindível a busca por um grupo de apoio ou algum terapeuta ou psicólogo que estejam atendendo on-line e que sejam de confiança. O que não pode é guardar toda a ansiedade e medo para si e isso começar a afetar a saúde física.

E por falar em saúde física, se puder pratique exercícios regularmente. A sua saúde emocional também agradecerá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por: Redação | Imagem: Natali_Mis/iStock

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Saiba como manter a segurança na hora de se exercitar

31/08/2020, 10:29h

Se você é daqueles que não consegue ficar sem se exercitar, confira como manter a sua rotina de atividades físicas sem abrir mão da segurança e higiene!

Seu carro também precisa de proteção: saiba como higienizar seu veículo contra a covid-19.

31/08/2020, 10:20h

Apesar dos muitos outros cuidados envolvendo a Covid-19, é importante que os motoristas saibam como higienizar o carro contra o coronavírus. Entenda!

Recapeamento Asfáltico: Mais mobilidade e segurança para Feira de Santana!

12/08/2020, 17:09h

Prefeitura adquire 25 mil toneladas de asfalto para recuperar trechos danificados pelas fortes chuvas das últimas semanas. Confira!

Novo Plano Diretor de Drenagem visa acabar com os pontos de alagamento na cidade

12/08/2020, 17:06h

Plano Diretor de Drenagem elaborado pela Fundação Escola Politécnica da UFBA visa solucionar os conhecidos alagamentos enfrentados pela cidade no período chuvoso.

Preparado para as próximas eleições? Entenda as mudanças provocadas pelo “novo normal”

31/07/2020, 23:27h

Entenda como as eleições de 2020 se encaixarão no neste “novo normal” em que vivemos!

Projeto Novo Centro: acompanhe o que tem sido feito em prol da nossa mobilidade!

31/07/2020, 23:23h

O Projeto Novo Centro está revolucionando o modal do centro comercial de Feira de Santana. Confira o que já tem sido feito!

Isolamento do canteiro central da Av. Getúlio Vargas: você sabe o motivo?

31/07/2020, 23:16h

O sistema BRT continua avançando em Feira de Santana. Agora, novas grades de isolamento foram instaladas na principal avenida da cidade. Venha entender o motivo!

Desinfecção na zona rural: conheça um pouco mais sobre este importante trabalho!

31/07/2020, 23:12h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para conter a disseminação da covid-19, inclusive na zona rural do município. Acompanhe!

Queremos ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Parceiro: