Sistema de faixa reversível: melhorias na mobilidade urbana

02/12/2019, 10:32h

Confira, neste artigo, quais são os benefícios do sistema de faixa reversível para a mobilidade urbana e para o aumento da segurança no trânsito.

Sistema de faixa reversível beneficia Feira de Santana

As melhorias do sistema de faixa reversível são inúmeras, tanto para a mobilidade urbana quanto para o aumento da segurança no trânsito.

Você deve estar se perguntando: “O que é um sistema de faixa reversível?”. Estou correto?

Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer as suas dúvidas sobre o sistema de faixa reversível e apresentar os benefícios que o túnel Carlos Alberto Kruschewsky trouxe para o trânsito e mobilidade de Feira de Santana.

Vamos lá!

O que é um sistema de faixa reversível?

O Código de Trânsito Brasileiro define, no Anexo I, faixas de trânsito como:

“qualquer uma das áreas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, sinalizada ou não por marcas viárias longitudinais, que tenham uma largura suficiente para permitir a circulação de veículos automotores”.

Como uma das estratégias para aumento da mobilidade urbana, utiliza-se a faixa reversível.

A faixa de trânsito reversível possibilita que seja invertida a mão de direção em determinados locais, dias e horários, conforme a necessidade e volume de tráfego existente.

Conheça os principais benefícios ao usar o sistema de faixa reversível

  • melhor utilização da via pública, pois se é destinado um maior número de faixas para o sentido com maior fluxo em cada horário de tráfego;
  • aumenta a capacidade de fluxo de veículos das vias;
  • redução de congestionamentos;
  • aumento da mobilidade urbana.

Os procedimentos operacionais aplicados na implantação das faixas reversíveis são revisados periodicamente e sempre que necessário, a fim de garantir segurança aos agentes e usuários das vias onde as mesmas são aplicadas.

Conheça a seguir quais são os resultados da implantação de faixas reversíveis na cidade de Feira de Santana.

Faixas reversíveis são implantadas no túnel da João Durval em Feira de Santana

O sistema de sinalização e monitoramento da faixa reversível do túnel Carlos Alberto Kruschewsky ou túnel da João Durval, como é conhecido popularmente, teve impacto positivo no trânsito de Feira de Santana.

Campanhas de divulgação de informações sobre os benefícios do sistema de faixa reversível e ações sobre educação para o trânsito, fizeram com que o receio da população sobre a garantia de segurança aos motoristas e motociclistas fosse substituído por altos índices de aprovação.

Segundo Maurício Carvalho, Superintendente de Trânsito de Feira de Santana, em entrevista ao Jornal A Gazeta, do Espírito Santo:

“O sistema com a faixa reversível tem conseguido proporcionar um trânsito seguro e organizado para a nossa cidade, e principalmente fluidez ao tráfego nos momentos de pico”.

Ainda de acordo com Carvalho, a Superintendência Municipal de Trânsito tem trabalho para o desenvolvimento e qualidade de vida para a população de Feira de Santana, seguindo a orientação do prefeito Colbert Martins Filho.

“O túnel representa um avanço significativo na mobilidade urbana do nosso município, trazendo melhorias para a rotina do cidadão feirense. É um equipamento que liga dois lados populosos e importantes da cidade com muita segurança.

Completados 365 dias, nós atingimos uma meta muito importante que é a de acidente zero. O túnel se tornou um aliado para o desenvolvimento da nossa cidade e da segurança no trânsito”, afirma.

Como funciona o túnel de faixa reversível da João Durval?

  • o túnel liga as regiões norte e sul da cidade e possui 400 metros de extensão;
  • a velocidade máxima permitida é de 50 km/h;
  • o túnel possui três faixas, com a faixa do meio reversível, que se alternam dependendo do fluxo de veículos;
  • a sinalização é feita por semáforos de seta e cruz, que indicam aos motoristas quais são as faixas liberadas naquele momento;
  • o túnel foi equipado com câmeras de videomonitoramento e fotossensores de última geração.

O volume médio diário de passagem pelo túnel é de 13.000 veículos/dia, além de 06 ônibus do transporte público com média de passageiros em dias úteis de 4.600 pessoas.

O equipamento beneficia diretamente pelo menos 9 bairros feirenses: Feira VII; Tomba; Brasília; Eucaliptos; Jardim Acácia; Serraria Brasil; Capuchinhos; Caseb; Cel José Pinto; além dos bairros adjacentes.

Todos esse fatores fizeram do túnel da João Durval um dos equipamentos de maior importância para a fluidez e dinamismo do tráfego da cidade.

No entanto, apesar de toda a estrutura do sistema permitir segurança e fluidez no trânsito, é essencial que toda a população continue seguindo as regras para que a mobilidade urbana continue como garantia ao usuários, como, por exemplo:

  • o túnel não deve ser usado por ciclistas ou pedestres;
  • veículos pesados e carroção também não devem utilizar o túnel, devido às suas características peculiares de tráfego;
  • os transportes coletivos precisam de permissão para utilizar o túnel e os seus motoristas devem ter capacitação profissional e treinamento para este tipo de equipamento.

O sistema de faixa reversível é automatizado, ou seja, altera a faixa de sentido de acordo com os horários de pico a fim de facilitar o fluxo de veículos.

Contudo, o trabalho dos agentes de trânsito está sendo indispensável nesse primeiro momento de transição, o que contribuiu para a fiscalização de trânsito e, consequentemente, o aumento da segurança.

O principal objetivo do sistema de faixa reversível é desenvolver soluções, cada vez mais modernas, para a mobilidade urbana e de forma que tragam melhorias para Feira de Santana.

Estamos prontos para ajudar.

Até a próxima!

Publicado por: Redação | Foto: SECOM

Categoria: Blog

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Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
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