Transporte de animais de estimação: dicas de segurança

31/10/2019, 11:36h

Saiba quais são as principais dicas e informações para garantir a segurança no transporte de animais de estimação. Confira!

Transporte de animais de estimação: 5 dicas de segurança

Você que tem um animal de estimação já deve ter passado por alguma situação de não saber o que fazer para transportá-lo com segurança. Estou correto?

Seja em uma viagem de férias em família, a ida ao veterinário ou uma mudança de cidade. Não importa a situação. O importante é que toda a segurança seja garantida para o seu animal de estimação.

Pensando nisso, separamos 5 dicas, regras e procedimentos que devem ser realizados para fazer o transporte de animais de estimação em cada situação.

Vamos conferir?

5 dicas para fazer o transporte de animais de estimação em segurança

Ao realizar o transporte de qualquer animal de estimação é essencial adotar alguns cuidados para evitar transtornos tanto para o animal quanto para você.

Transportar animais de forma irregular no carro, por exemplo, pode resultar em multa e até apreensão do veículo, além de pontos na carteira.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o transporte de animais de estimação em veículos é considerado infração:

  • transportar animais em partes externas do veículo;
  • dirigir com o animal no banco do carona ou entre suas pernas e braços;

https://www.youtube.com/watch?v=ojyx8Bxb9Bw

Essas proibições são direcionadas à evitar que o(a) motorista não se distraia e dessa forma provoque uma batida de carro, por exemplo.

Confira a seguir algumas dicas que separamos para garantir segurança no transporte de animais de estimação.

Dica 01: em veículos, transporte seu animal de estimação no banco traseiro

Utilize caixas de transporte, bolsas ou cadeirinhas específicas para o transporte de animais de estimação, principalmente, para cães e gatos de pequeno porte.

Para animais de grande porte, o ideal é utilizar a coleira que se adapta ao cinto de segurança de qualquer veículo.

LEMBRE-SE: o cinto de segurança para o animal, no banco de trás do veículos, é muito importante para evitar lesões no caso de uma colisão.

Dica 02: para viagens longas, não esqueça do cartão de vacinação!

Sempre que for realizar viagens de longa distância com o seu animal de estimação, não esqueça de levar o cartão de vacinação e atestado de trânsito que deve ser emitido por um médico veterinário, chamado de guia de trânsito.

Dica 03: Fique atento(a) à alimentação e necessidades do seu animal de estimação

Para cães, é recomendado não dar nenhum tipo de alimento no período de quatro horas antes da viagem, seja ela por transportes terrestres ou aéreos e um jejum de uma hora para líquidos.

No caso dos gatos, a recomendação é de um jejum de duas horas para alimentos e de uma hora para líquidos.

Para as viagens em veículos é liberado realizar paradas ao longo do percurso para que o animal faça suas necessidades fisiológicas e se hidrate, mas atenção à quantidade de líquido que será ingerido.

Dica 04: saiba como transportar animais de estimação em voos

Voar com um animal de estimação não é algo muito simples mas, atualmente, é algo possível de ser realizado.

Contudo, para que o transporte de animais de estimação seja seguro é muito importante que algumas medidas sejam tomadas como, por exemplo:

  • antes de qualquer coisa entre em contato com a sua companhia aérea e se certifique de quais são as regras adotadas por ela;
  • normalmente, é permitido o transporte de animais de estimação com peso até 10 quilos e que sejam de pequeno e médio porte;
  • é exigido o documento assinado por um médico veterinário atestando a boa saúde do animal, com o tempo de emissão máximo de 15 dias;
  • necessário apresentar a carteira de vacinação do animal, contendo as vacinas polivalente e antirrábica (para animais com mais de 3 meses de vida e entre 3 meses e 1 ano de aplicada);

Se o seu animal de estimação for inquieto, você pode optar em administrar calmantes naturais, a fim de que o animal tenha uma viagem mais tranquila. Mas, não esqueça de antes consultar um médico veterinário. Geralmente, também são adotadas o uso de fraldas veterinárias.

Para viagens internacional são necessários:

  • Certificado Zoossanitário Internacional (CZI);
  • Atestado de saúde e Carteira de vacinação;
  • Laudo de sorologia;
  • Passaporte;
  • Microchip/tatuagem.

LEMBRE-SE: nos casos de cão guia, não há limites de peso para o animal, ou seja, pode ser transportado independente do tamanho.

Dica 05: como é feito o transporte de outras espécies de animais de estimação

Na maioria dos casos, os animais mais transportados são os cães e gatos. Mas, se você possui outra espécie de animal de estimação confira as dicas a seguir.

Roedores como porquinho-da-índia, hamster e aves devem ser transportados em gaiolas. Esses locais devem ser possuir ventilação e temperatura e umidade ideais.

Não esqueça de forrar para que eles possam fazer suas necessidades e coloque bastante alimentos e água.

Certifique-se de que não existe nenhum objeto solto dentro da gaiola para que ele não se machuque.

No caso das aves, além das questões relacionadas ao atestado veterinário e carteira de vacinação, providencie uma autorização do IBAMA, assim como para todo animal silvestre.

E nunca esqueça! O transporte de animais é um cuidado que sempre deve existir, afinal eles são muito importantes em nossas vidas.

 Possui alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários!

Até a próxima!

Publicado por: Redação | Foto: Matheus Maia

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Cadeirinha infantil para automóvel: saiba como escolher

31/10/2019, 15:48h

Saiba qual a importância de usar a cadeirinha infantil para automóvel, quais são os modelos disponíveis no mercado e como funciona a Lei da Cadeirinha.

Para que serve o seguro DPVAT: confira todas as informações

31/10/2019, 15:44h

Confira neste artigo o que é e para que serve o seguro DPVAT. Além de todas as informações sobre como funciona a cobertura e como solicitar a indenização.

Transporte de animais de estimação: dicas de segurança

31/10/2019, 11:36h

Saiba quais são as principais dicas e informações para garantir a segurança no transporte de animais de estimação. Confira!

Entenda porque as patinetes elétricas são uma febre mundial

31/10/2019, 11:29h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre as patinetes elétricas, e o motivo de elas serem consideradas uma febre mundial

PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial

31/10/2019, 10:54h

Conheça o PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial criado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Mobilidade urbana para crianças: segurança em primeiro lugar

22/10/2019, 10:46h

Saiba mais sobre a importância da mobilidade urbana para crianças e como ela pode impactar diretamente na segurança de cada uma delas.

Transporte escolar seguro: saiba como escolher corretamente

18/10/2019, 11:50h

Confira, neste artigo, algumas dicas de como escolher um transporte escolar seguro para as sua crianças e qual a importância dessa escolha.

Acessibilidade para todos: tudo o que você precisa saber

18/10/2019, 11:04h

Conheça, neste artigo, qual a importância da acessibilidade para todos e como ela impacta diretamente na mobilidade urbana de toda uma população.

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: