Transporte escolar seguro: saiba como escolher corretamente

18/10/2019, 11:50h

Confira, neste artigo, algumas dicas de como escolher um transporte escolar seguro para as sua crianças e qual a importância dessa escolha.

No início do ano letivo ou na volta às aulas depois do recesso junino, é muito comum que os responsáveis recorrerem ao transporte escolar para agilizar a rotina das crianças e adolescentes.

Seja pela comodidade de locomoção, garantia de mobilidade urbana para as crianças ou pela pontualidade. Mas, logo vem a dúvida, como escolher um transporte escolar seguro e confiável?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para a hora de escolher um transporte escolar seguro e quais leis e recomendações técnicas ele precisa seguir para garantir proteção às crianças.

Vamos conferir?

5 dicas para escolher transporte escolar seguro

Os transportes escolares podem ser oferecidos por empresas especializadas, por profissionais autônomos ou por algumas escolas que disponibilizam esse tipo de serviço.

Dica 1: Pesquise

Para encontrar um transporte escolar seguro é essencial que você pesquise e se informe sobre quais os serviços utilizados pelos demais responsáveis do seu círculo de amizades.

Dica 2: sempre tenha os contatos do(a) motorista

Apesar de parecer exagero, para garantir total segurança aos seus filhos e filhas, é muito importante que você tenha os telefones do(a) motorista, para o caso de acontecer algum imprevisto.

Dica 3: vistorie o transporte escolar escolhido

Depois de escolher qual será o transporte escolar seguro para transportar seus filhos e filhas, faça toda a vistoria do veículo.

Não se sinta intimidado(a) ou receioso(a) de estar exagerando. Quando se trata da segurança de nossas crianças, todo cuidado é pouco.

Comece verificando se o carro apresenta boas condições, tanto externa quanto internamente. Analise também:

  • limpeza;
  • se os pneus apresentam algum problema;
  • se as janelas possuem abertura de, no máximo, 10 centímetros de abertura;
  • se possui cinto de segurança para cada passageiro.

Dica 4: verifique a vida profissional do(a) motorista

Independe de como for feita a contratação do transporte escolar é muito importante que os motoristas possuam o cadastro de condutor regulamentado junto ao Departamento de Transportes Públicos, conforme o Instituto Brasileiro de Estudo das Relações de Consumo.

Os documentos necessários para realizar o cadastro de condutor é:

  • Carteira de Habilitação Categoria D;
  • se possui mais de 21 anos de idades;
  • Diploma de conclusão do Curso de Treinamento para Transportes Escolares;
  • o veículo e o condutor devem ter cadastro no DETRAN, para uma maior garantia legal do serviço.

A regularização do cadastro gera uma autorização do Departamento Estadual de Trânsito com os dados do motorista e a quantidade máxima de alunos que podem ser transportados. Que deve estar presente, de forma visível, no veículo.

Faça também a solicitação o número da licença do motorista e consulte no Departamento de Transportes Públicos de Feira de Santana, órgão ligado à Secretaria de Transporte e Trânsito, se ele(a) está autorizado(a) a circular.

Dica 5: sempre oriente e acompanhe seus filhos e filhas de perto

É essencial que os responsáveis conversem e expliquem quais cuidados e comportamentos devem ser adotados ao utilizar um transporte escolar. Como, por exemplo:

  • sempre usar o cinto de segurança;
  • nunca colocar a cabeça para fora da janela;
  • nunca fazer o percurso em pé;
  • nunca chamar a atenção do(a) motorista durante o trajeto, somente em casos de extrema urgência.

Dica 6: verifique se o veículo está corretamente identificado

É muito importante que você verifique se veículo possui faixas horizontais laterais e traseiras na cor amarela, nas laterais e traseiras, com a palavras “Escolar”, na cor preta.

Outras dicas, é verificar a presença de extintores de incêndio e a validade deles. Além do funcionamento do registro de velocidade e se há a presença de outro adulto acompanhando as crianças.

Dica 7: fique atento(a) na hora de assinar o contrato

Após escolher o transporte escolar seguro e que siga todas as recomendações da fiscalização de trânsito, leia com atenção e esclareça todas as dúvidas antes de assinar o contrato.

Lembre-se de verificar se no contrato consta:

  • qualificação completa de ambas partes;
  • prazo de duração;
  • valor da mensalidade, data, forma de pagamento, reajustes, multas, encargos e condições para rescisão antecipada;
  • horário e endereço de saída e chegada das crianças.

Caso, na hora de assinar o contrato, ainda exista alguma dúvida sobre o veículo ou o condutor, consulte a Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Com esses cuidados, o trajeto das nossas crianças será mais tranquila e segura para todos(as).

Até a próxima!

Publicado por: Redação | Foto: Reginaldo Pereira

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Cadeirinha infantil para automóvel: saiba como escolher

31/10/2019, 15:48h

Saiba qual a importância de usar a cadeirinha infantil para automóvel, quais são os modelos disponíveis no mercado e como funciona a Lei da Cadeirinha.

Para que serve o seguro DPVAT: confira todas as informações

31/10/2019, 15:44h

Confira neste artigo o que é e para que serve o seguro DPVAT. Além de todas as informações sobre como funciona a cobertura e como solicitar a indenização.

Transporte de animais de estimação: dicas de segurança

31/10/2019, 11:36h

Saiba quais são as principais dicas e informações para garantir a segurança no transporte de animais de estimação. Confira!

Entenda porque as patinetes elétricas são uma febre mundial

31/10/2019, 11:29h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre as patinetes elétricas, e o motivo de elas serem consideradas uma febre mundial

PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial

31/10/2019, 10:54h

Conheça o PACE: Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial criado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Mobilidade urbana para crianças: segurança em primeiro lugar

22/10/2019, 10:46h

Saiba mais sobre a importância da mobilidade urbana para crianças e como ela pode impactar diretamente na segurança de cada uma delas.

Transporte escolar seguro: saiba como escolher corretamente

18/10/2019, 11:50h

Confira, neste artigo, algumas dicas de como escolher um transporte escolar seguro para as sua crianças e qual a importância dessa escolha.

Acessibilidade para todos: tudo o que você precisa saber

18/10/2019, 11:04h

Conheça, neste artigo, qual a importância da acessibilidade para todos e como ela impacta diretamente na mobilidade urbana de toda uma população.

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: