Transporte público x Coronavírus: como se prevenir? Confira!

18/05/2020, 11:01h

Conheça as novas medidas de segurança e prevenção contra o coronavírus no âmbito do transporte público no município. Saiba mais!

Vai usar o transporte coletivo? Conheça as novas regras de higiene e prevenção contra o cornavírus!

Conheça as novas medidas de segurança e prevenção contra o coronavírus no âmbito do transporte público no município. Saiba mais! 

Mesmo durante este período de quarentena, uma parcela considerável da população ainda precisa sair de casa todos os dias para trabalhar. Porém, para que o deslocamento seja seguro, é preciso tomar algumas medidas de higiene e prevenção , independente de qual meio de transporte você use. Vamos conferir? 

Transporte coletivo urbano:

Meio de transporte mais utilizado na cidade, os ônibus são responsáveis pelo deslocamento de boa parte da população feirense, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Porém, devido ao fato de transportar uma quantidade considerável de pessoas, faz com este importante instrumento de locomoção também seja um ambiente propicio para a proliferação do coronavírus. Ainda assim, com alguns cuidados, é possível se prevenir. Veja:

  • As janelas e basculantes do ônibus devem estar sempre abertas
  • Higienize suas mãos antes e depois de utilizar o transporte
  • Evite deslocamentos desnecessários e dê prioridade a horários alternativos
  • Se estiver resfriado ou tossindo, evite pegar o transporte no horário de pico
  • Evite apertos de mão ou contato físico ao encontrar conhecidos
  • Use máscara sempre

Mototaxistas:

Personagens quase folclóricos da nossa região, os motoboys, como são popularmente conhecidos, estão por toda a parte. Sua agilidade e rapidez são seus maiores trunfos naqueles momentos de aperto ou quando estamos atrasados. Mas, apesar de não haver aglomeração (afinal, é só você e o condutor) não quer dizer que não há risco de contaminação. Portanto, a atenção e os cuidados devem ser redobrados!

  • Como dito anteriormente, esteja sempre de máscara
  • Idealmente use sempre seu próprio capacete
  • Use sempre tocas descartáveis para cabelo 
  • Higienize suas mãos antes e depois de utilizar o transporte

Táxis e aplicativos de transporte (Uber, 99 POP e afins):

Cada vez mais responsáveis pela locomoção de uma extensa fatia da população, os táxis e aplicativos de transporte  não ficam de fora quando o assunto é prevenção. O motivo é óbvio: o ambiente geralmente fechado destes meios de transporte, também são grandes vetores da covid-19. Outra forma de transmissão pode ser contato físico mais próximo entre motorista ou passageiro. Até mesmo conversar pertinho pode ser perigoso.  Os meios de prevenção são basicamente os mesmos:

  • Mantenha as janelas do veículo abertas
  • Busque sentar no banco de trás, para manter uma certa distância do motorista
  • Nada de contato físico ou aperto de mãos
  • Higienize suas mãos antes e depois que usar o transporte
  • Esteja sempre de máscara

Quem não depende de transporte público também precisa se proteger!

Se você é do time que possui meio de transporte próprio, saiba que não está isento de se prevenir. A precaução deve ser redobrada

 Passe álcool em gel para limpar as áreas de contato, como por exemplo o volante, manopla do câmbio, botões, maçanetas, puxadores de porta e outros elementos.

No caso das motos, desinfete com álcool o guidom, freios, aceleradores e painel. Além disso, não use capacete de terceiros, utilize sempre o seu.

Já os bancos exigirão um cuidado extra. Passar álcool neles não é uma boa ideia, pois o estofado pode ser danificado. A solução ideal é aspirá-lo antes. Depois disso, borrife uma solução de sabão neutro e água. No final, passe uma escova macia.

Ah! O uso de máscara é obrigatório mesmo se você estiver no seu veículo próprio, certo?

A Prefeitura de Feira tem trabalhado incansavelmente  com medidas de segurança e higiene, com o objetivo de evitar proliferação do vírus. E lembre-se: se prevenir é uma tarefa de todos! 

Até a próxima!

 

 

 

 

Publicado por: Redação | Foto: SECOM

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Aumento do delivery e o coronavirus: como a mobilidade atua neste cenário?

22/05/2020, 14:57h

Em tempos de pandemia, os serviços de delivery ganharam ainda mais força. Mas, qual a sua ligação com a mobilidade? Vem descobrir!

Aumento do delivery x coronavirus: como a mobilidade atua neste cenário?

22/05/2020, 11:02h

Em tempos de pandemia, os serviços de delivery ganharam ainda mais força. Mas, qual a sua ligação com a mobilidade? Vem descobrir!

Mobilidade e coronavírus: qual a relação?

20/05/2020, 17:52h

Como um vírus descoberto a um pouco mais de 6 meses se espalhou de forma tão rápida? Vamos descobrir!

Interrupção do transporte intermunicipal colabora no combate a pandemia? Descubra!

20/05/2020, 16:56h

Desde o dia 17/04, está suspensa a circulação de ônibus intermunicipais em quase 100 municípios do Estado. Mas, qual a finalidade desta decisão? Vem conferir!

Transporte público x Coronavírus: como se prevenir? Confira!

18/05/2020, 11:01h

Conheça as novas medidas de segurança e prevenção contra o coronavírus no âmbito do transporte público no município. Saiba mais!

Quer saber o que pode ou não reabrir no comércio? Então confira!

13/05/2020, 11:15h

Após diversos decretos, muita gente possui dúvidas sobre o que pode abrir ou não na cidade. Quer saber mais? Então, confira!

Drive-Thru diferente: como os novos tempos de pandemia alteram nossos costumes

12/05/2020, 10:58h

Em tempos de pandemia, modelos já conhecidos de mobilidade se adaptam ganham novos sentidos, como no caso do Drive-Thru. Vem saber mais!

Pavimentação das Avenidas Getúlio Vargas e João Durval ganham reforço

12/05/2020, 10:52h

Mesmo durante a pandemia do coronavírus, a prefeitura de Feira segue trabalhando para melhorar ainda mais a mobilidade na cidade. Vem saber mais!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: