Tudo o que você precisa saber sobre educação para o trânsito

24/07/2019, 22:08h

A educação para o trânsito colabora diretamente para a redução de acidentes e congestionamentos. Veja neste artigo como isso é possível.

Educação para o trânsito: saiba qual a importância

A importância da educação para o trânsito está diretamente relacionada à garantia de segurança e proteção nas estradas brasileiras, o que reduz consideravelmente o número de acidentes fatais.
Contudo, para atingir esses objetivos, é necessário que seja estabelecido um processo de conscientização para motoristas e pedestres.
Afinal, o comportamento em relação ao trânsito impacta diretamente na mobilidadeurbana de todos(as).
A educação para o trânsito deve ser um trabalho em conjunto e contar com a contribuição direta do Governo, instituições, escolas, imprensa, entre outros, para a expansão da consciência sobre as boas atitudes no trânsito.

Mas, como podemos melhorar a educação no trânsito?

Pensando nisso, separamos algumas ações que podem ser realizadas a fim de estabelecer uma consciência no trânsito.

Vamos conferir?

Desenvolvimento de programas focados na educação das crianças

O ensino escolar a respeito da educação para o trânsito ajuda na compreensão sobre a importância de cada pessoa nesse processo.
Programas educativos para crianças e adolescentes, contribuirão com a formação de futuros adultos conscientes, mais responsáveis, atentos e cordiais no trânsito.
Estudantes do ensino fundamental e médio, em muitas cidades, costumam participar de palestras que abordam a legislação segundo as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A realização de palestras e workshops sobre o assunto, voltado para estudantes do ensino fundamental e médio, ajudam no conhecimento sobre a legislação do trânsito.

Realizar ações que garantam a conscientização dos adultos

Campanhas educacionais para o público adulto devem ser realizadas com o objetivo de despertar a atenção para as normas do trânsito como, por exemplo, a importância de utilizar do cinto de segurança e da cadeirinha infantil.


Outros pontos que devem ser destacados, são:

  •  respeito aos limites de velocidade;
  • respeitar a faixa de pedestres;
  • não ultrapassar veículos em áreas onde isso não é permitido;
  • respeitar as sinalizações nas vias públicas, assim como os radares.

 

Diversos órgãos e entidades ligadas à mobilidade urbana promovem campanhas educativas voltadas para a melhoria da educação para o trânsito.Todas as ações são realizadas a fim de fazer com que a população entenda a responsabilidade em tornar o trânsito mais seguro.
Como exemplo trouxemos algumas ações realizada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) na cidade de Feira de Santana com objetivo de levar a educação para o trânsito à todas as esferas sociais.
Existem diversos pontos que são importantes para manter a segurança entre motoristas, pedestres e outros usuários dos meios de transporte.
O Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, por exemplo, promove ações educativas abordando diversos temas, como conscientização de volta às aulas, onde há um aumento no trânsito após as férias escolares o que amplia a chances de acidentes.
Além de projetos voltados para motociclistas, ciclistas, pedestres, uso do celular e o perigo do álcool ao volante.

 

Educação para o trânsito na cidade de Feira de Santana

A SMT desenvolve intervenções no trânsito e ações voltadas para a educação e formação cidadã  do condutor.
A necessidade de desenvolver essas atividades para conscientização no trânsito surgiu devido ao aumento no fluxo de veículos dentro do perímetro urbano, o que resulta em uma maior probabilidade de acidentes.
O objetivo da Superintendência Municipal de Trânsito de Feira de Santana é desenvolver transformações na mobilidade urbana da cidade, através de ações que resultem em um trânsito mais seguro e organizado.
Contudo, para que isso seja possível é necessário executar intervenções na estrutura, sinalização, ordenamento e educação para o trânsito.
Ações educativas já estão sendo realizadas pela SMT, principalmente com os condutores de motocicletas que correspondem ao maior número de acidentes registrados na zona urbana da cidade.

  • cursos de capacitação;
  • seminários;
  • programação especial durante a campanha do Maio Amarelo;
  • ações durante a Semana Nacional do Trânsito, ocorrida em Setembro.

O propósito deste trabalho realizado pela SMT é proporcionar um trânsito mais seguro e organizado para toda a população.Assim como as condições necessárias para que motoristas e pedestres colaborem para um tráfego seguro, resultando em uma maior qualidade de vida à população.

Até a próxima! 

 

 

Publicado por: REDAÇÃO | Foto: Juliana Vital

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Conheça o Projeto Feira Iluminada e a importância para mobilidade urbana

26/03/2020, 15:28h

O Projeto Feira Iluminada continua a todo vapor. A Prefeitura de Feira de Santana está modernização a iluminação pública da cidade. Saiba mais!

Feira de Santana adota cuidados contra o coronavírus

25/03/2020, 16:52h

A Prefeitura de Feira de Santana está adotando cuidados contra o coronavírus. Confira quais são as medidas e como fazer a sua parte.

Agenda Mundial 2030: confira as ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Feira de Santana

25/03/2020, 16:35h

A Prefeitura de Feira de Santana através do Projeto Mobilidade Urbana Sustentável vem realizando ações de acordo com a Agenda Mundial 2030, confira.

Profissão de Caminhoneiro(a): tudo o que você precisa saber

25/03/2020, 11:26h

Confira todas as informações sobre a profissão de caminhoneiro(a) e descubra porque todos passam pela cidade de Feira de Santana.

Fila dupla: impacto na segurança e mobilidade no trânsito

25/03/2020, 10:58h

Você sabia que fila dupla é crime e pode provocar acidentes? Descubra porque e qual o impacto na mobilidade urbana e segurança no trânsito.

Conheça o Projeto Rua Viva e como ele ajuda na educação para o trânsito

25/03/2020, 10:39h

Conheça o Projeto Rua Viva que tem o objetivo de promover a educação para o trânsito através de atividades de lazer para toda a família.

Projeto Zona Azul: mobilidade urbana em Feira de Santana

25/03/2020, 10:16h

A Prefeitura de Feira de Santana não para de trabalhar! Conheça o Projeto Zona Azul e os inúmeros benefícios para a mobilidade urbana da cidade.

Transporte Coletivo: previna-se de doenças como o coronavírus

12/03/2020, 17:51h

Para quem usa transporte coletivo diariamente é essencial adotar medidas preventivas para evitar o contágio de doenças como o coronavírus. Saiba mais!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: