Tudo o que você precisa saber sobre educação para o trânsito

24/07/2019, 22:08h

A educação para o trânsito colabora diretamente para a redução de acidentes e congestionamentos. Veja neste artigo como isso é possível.

Educação para o trânsito: saiba qual a importância

A importância da educação para o trânsito está diretamente relacionada à garantia de segurança e proteção nas estradas brasileiras, o que reduz consideravelmente o número de acidentes fatais.
Contudo, para atingir esses objetivos, é necessário que seja estabelecido um processo de conscientização para motoristas e pedestres.
Afinal, o comportamento em relação ao trânsito impacta diretamente na mobilidadeurbana de todos(as).
A educação para o trânsito deve ser um trabalho em conjunto e contar com a contribuição direta do Governo, instituições, escolas, imprensa, entre outros, para a expansão da consciência sobre as boas atitudes no trânsito.

Mas, como podemos melhorar a educação no trânsito?

Pensando nisso, separamos algumas ações que podem ser realizadas a fim de estabelecer uma consciência no trânsito.

Vamos conferir?

Desenvolvimento de programas focados na educação das crianças

O ensino escolar a respeito da educação para o trânsito ajuda na compreensão sobre a importância de cada pessoa nesse processo.
Programas educativos para crianças e adolescentes, contribuirão com a formação de futuros adultos conscientes, mais responsáveis, atentos e cordiais no trânsito.
Estudantes do ensino fundamental e médio, em muitas cidades, costumam participar de palestras que abordam a legislação segundo as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A realização de palestras e workshops sobre o assunto, voltado para estudantes do ensino fundamental e médio, ajudam no conhecimento sobre a legislação do trânsito.

Realizar ações que garantam a conscientização dos adultos

Campanhas educacionais para o público adulto devem ser realizadas com o objetivo de despertar a atenção para as normas do trânsito como, por exemplo, a importância de utilizar do cinto de segurança e da cadeirinha infantil.


Outros pontos que devem ser destacados, são:

  •  respeito aos limites de velocidade;
  • respeitar a faixa de pedestres;
  • não ultrapassar veículos em áreas onde isso não é permitido;
  • respeitar as sinalizações nas vias públicas, assim como os radares.

 

Diversos órgãos e entidades ligadas à mobilidade urbana promovem campanhas educativas voltadas para a melhoria da educação para o trânsito.Todas as ações são realizadas a fim de fazer com que a população entenda a responsabilidade em tornar o trânsito mais seguro.
Como exemplo trouxemos algumas ações realizada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) na cidade de Feira de Santana com objetivo de levar a educação para o trânsito à todas as esferas sociais.
Existem diversos pontos que são importantes para manter a segurança entre motoristas, pedestres e outros usuários dos meios de transporte.
O Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, por exemplo, promove ações educativas abordando diversos temas, como conscientização de volta às aulas, onde há um aumento no trânsito após as férias escolares o que amplia a chances de acidentes.
Além de projetos voltados para motociclistas, ciclistas, pedestres, uso do celular e o perigo do álcool ao volante.

 

Educação para o trânsito na cidade de Feira de Santana

A SMT desenvolve intervenções no trânsito e ações voltadas para a educação e formação cidadã  do condutor.
A necessidade de desenvolver essas atividades para conscientização no trânsito surgiu devido ao aumento no fluxo de veículos dentro do perímetro urbano, o que resulta em uma maior probabilidade de acidentes.
O objetivo da Superintendência Municipal de Trânsito de Feira de Santana é desenvolver transformações na mobilidade urbana da cidade, através de ações que resultem em um trânsito mais seguro e organizado.
Contudo, para que isso seja possível é necessário executar intervenções na estrutura, sinalização, ordenamento e educação para o trânsito.
Ações educativas já estão sendo realizadas pela SMT, principalmente com os condutores de motocicletas que correspondem ao maior número de acidentes registrados na zona urbana da cidade.

  • cursos de capacitação;
  • seminários;
  • programação especial durante a campanha do Maio Amarelo;
  • ações durante a Semana Nacional do Trânsito, ocorrida em Setembro.

O propósito deste trabalho realizado pela SMT é proporcionar um trânsito mais seguro e organizado para toda a população.Assim como as condições necessárias para que motoristas e pedestres colaborem para um tráfego seguro, resultando em uma maior qualidade de vida à população.

Até a próxima! 

 

 

Publicado por: REDAÇÃO | Foto: Juliana Vital

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Preparado para as próximas eleições? Entenda as mudanças provocadas pelo “novo normal”

31/07/2020, 23:27h

Entenda como as eleições de 2020 se encaixarão no neste “novo normal” em que vivemos!

Projeto Novo Centro: acompanhe o que tem sido feito em prol da nossa mobilidade!

31/07/2020, 23:23h

O Projeto Novo Centro está revolucionando o modal do centro comercial de Feira de Santana. Confira o que já tem sido feito!

Isolamento do canteiro central da Av. Getúlio Vargas: você sabe o motivo?

31/07/2020, 23:16h

O sistema BRT continua avançando em Feira de Santana. Agora, novas grades de isolamento foram instaladas na principal avenida da cidade. Venha entender o motivo!

Desinfecção na zona rural: conheça um pouco mais sobre este importante trabalho!

31/07/2020, 23:12h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para conter a disseminação da covid-19, inclusive na zona rural do município. Acompanhe!

A volta do drive-in em tempos de pandemia: entenda os motivos!

27/07/2020, 09:58h

Criado na década de 1930, o drive-in já havia sido deixado de lado por muitas pessoas. Agora, por conta da pandemia, eles estão retornando com força total como uma “nova” opção de lazer. Confira!

Trabalhando com App’s de entrega e transporte? Confira essas dicas!

27/07/2020, 09:51h

Utilizado por uma imensa gama de brasileiros, os aplicativos de transporte e delivery se tornaram uma fonte de renda pra muita gente. Quer saber como otimiza-los? Confira algumas dicas!

Barreira Sanitária: você conhece a importância desta ação?

17/07/2020, 12:01h

Realizada em diferentes bairros da cidade, as barreiras sanitárias são um importante equipamento de prevenção contra o coronavírus. Saiba mais!

Feira de Santana e mobilidade sustentável: saiba o que tem sido feito

17/07/2020, 11:56h

A Prefeitura de Feira segue trabalhando para levar até você mobilidade com muito mais qualidade de vida. Confira!

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: