Tudo sobre o transporte público em Feira de Santana

02/12/2019, 10:45h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre o transporte público em Feira de Santana, o novo sistema integrado de transporte da cidade.

A importância do transporte público em Feira de Santana

O transporte público em Feira de Santana, assim como a acessibilidade nos espaços urbanos, influencia diretamente na manutenção dos direitos básicos de todo e qualquer cidadão.

Os direitos básicos como: educação, trabalho e saúde, necessitam de políticas públicas específicas que os assegurem à toda a população, o que acaba influenciando na qualidade de vida de todos.

Oferecer um sistema de transporte público que possibilite acesso aos direitos básicos e garantam acessibilidade para todos ainda é um dos principais desafios para os governos atuais.

Vantagens ao utilizar o transporte coletivo

  • redução na ocupação do espaço urbano;
  • ajuda na desobstrução do trânsito;
  • aumenta a mobilidade do trânsito dentro das cidades;
  • reduz o risco de acidentes de trânsito;
  • quando usado em larga escala contribui para a conservação das cidades;
  • mais econômico que os meios de transporte privados.

Quando analisamos a qualidade do transporte público devemos levar em consideração alguns pontos que são considerados satisfatórios pela população como, por exemplo: quantidade de veículos disponíveis, qualidade das vias e estradas e custo das tarifas.

Por esse motivo, uma das ações complementares ao Projeto Mobilidade Urbana Sustentável é a análise e implementação de medidas que condicionem locomoção segura e de qualidade para a população que utiliza o transporte público em Feira de Santana.

Confira, a seguir, as principais informações sobre o transporte público em Feira de Santana, os desafios e possibilidades de uso.

Como é o transporte público em Feira de Santana

Feira de Santana conta com o Sistema Integrado de Transporte (SIT), responsável por toda a estrutura do transporte urbano.

O SIT além de agilizar o transporte público em Feira de Santana, colaborou com a redução de gastos para a população ao unificar o preço da passagem.

Todo o sistema possui bilhetagem eletrônica, ou seja, o pagamento da passagem é realizado com o uso de cartões inteligentes e a maioria dos veículos conta com elevador para facilitar o acesso dos deficientes físicos.

Outro aspecto positivo para o usuário de transporte coletivo na cidade é a nova sede de Atendimento Via Feira no Terminal Central.

Conheça os benefícios oferecidos pela Central de Atendimento Via Feira

A nova central oferece maior comodidade e conforto aos usuários do transporte público em Feira de Santana. São oferecidos:

  • atendimentos preferenciais e exclusivos, com toda a infraestrutura necessária para auxiliar na mobilidade do passageiro;
  • atendentes treinados;
  • equipe de busólogos que os auxiliam na aquisição de novos cartões Via Feira;
  • atualização cadastral;
  • emissão de 2ª e 3ª vias dos cartões;
  • desbloqueio de cartões para idosos, pessoas com necessidades especiais (PNE) e estudantes;
  • orientações para baixar o aplicativo SIU Mobile;
  • informações sobre itinerários;
  • informações sobre chegada e saída de ônibus;
  • resolução rápida de reclamações apontadas pelos passageiros, entre outros serviços.

A central funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, e oferece atendimentos preferenciais e exclusivos com toda a infraestrutura necessária para auxiliar na mobilidade urbana do passageiro.

Além da comodidade, outro fator destacado pelos passageiros é a economia proporcionada ao ser atendido no mesmo local onde os ônibus circulam diariamente.

A Central de Atendimento Via Feira, está instalada no Terminal Central, na Rua Dr. Olímpio Vital, no bairro Centro, localizado em frente à plataforma A1 para embarque e desembarque.

Mais uma ação que trará melhorias ao transporte público feirense

Os pontos de paradas de ônibus que fazem o transporte público em Feira de Santana terão novos abrigos nos próximos meses.

A licitação para contratação de empresa que vai fabricar e instalar os abrigos foi homologada e publicada na edição do dia 15 de novembro do Diário Oficial Eletrônico.

Serão construídos e instalados 80 novos abrigos para parada de ônibus. Os equipamentos vão dar mais conforto aos passageiros, enquanto aguardam o ônibus.

No início do ano o Governo do Prefeito Colbert Martins Filha já havia instalado 36 novos abrigos. Todos possuem identidade visual através de padronização com brasão do município.

Os novos abrigos de ônibus possuem amplo assento, além de cobertura e estrutura resistente à ação do tempo.

O transporte público em Feira de Santana é parte essencial da cidade. Além de constituir o meio de locomoção primário, garante o direito de ir e vir de toda a população.

Até a próxima!

Publicado por: Redação | Foto: Vinicius Gomes

Categoria: Blog

Conheça mais sobre a mobilidade
da sua cidade.

Confira 9 dicas para você fazer uma viagem segura

02/12/2019, 11:20h

Saiba como fazer uma viagem segura, seja com a família, amigos ou sozinho(a). Separamos algumas dicas que vão ajudar você a garantir que isso aconteça.

Tipos de farol automotivo: saiba a importância de cada um

02/12/2019, 11:06h

Confira, neste artigo, quais são os tipos de farol automotivo, qual a importância de cada um e quais são as regras de trânsito para utilizá-los.

Tudo sobre o transporte público em Feira de Santana

02/12/2019, 10:45h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre o transporte público em Feira de Santana, o novo sistema integrado de transporte da cidade.

Saiba a importância da mobilidade rural em Feira de Santana

02/12/2019, 10:39h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre a importância da mobilidade rural em Feira de Santana e qual o impacto para a população feirense.

Sistema de faixa reversível: melhorias na mobilidade urbana

02/12/2019, 10:32h

Confira, neste artigo, quais são os benefícios do sistema de faixa reversível para a mobilidade urbana e para o aumento da segurança no trânsito.

Obstrução de calçadas é prejudicial a mobilidade urbana

02/12/2019, 10:14h

Confira, neste artigo, as principais informações sobre como a obstrução de calçadas afeta diretamente na mobilidade urbana da população feirense.

Acessibilidade para idosos: os direitos da terceira idade

02/12/2019, 10:04h

Saiba mais, neste artigo, qual a importância da acessibilidade para idosos e da mobilidade na terceira idade e quais são os direitos assegurados por lei.

Novo Pacote de Investimento é anunciado pela Prefeitura

02/12/2019, 09:48h

Prefeitura de Feira de Santana anuncia novo pacote de investimento destinado à realização de melhorias para a garantia de mobilidade urbana aos feirenses.

A Prefeitura
quer ouvir você.

Deixe seu comentário, reclamação,
dúvida ou elogio.

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Telefones úteis


SMT

(75) 3623-3580

SMTT

(75) 3603-7312

Defesa Civil

(75) 3626-4618

Guarda Municipal

153

Polícia Militar

190

Polícia Rodoviária

191

SAMU

192

Corpo de Bombeiros

193

Perguntas frequentes

Uma ferramenta digital e interativa de acesso a informações relevantes às questões de mobilidade de Feira de Santana.
Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
Realização:
Parceiro: