Vida de motoboy: dia a dia no trânsito de Feira de Santana

23/12/2019, 16:53h

A vida de motoboy não é fácil. Mas, você sabe o que eles enfrentam diariamente no trânsito de Feira de Santana? Confira as principais informações neste artigo.

Quando pedimos entrega delivery ou precisamos de um meio de transporte rápido e eficiente para chegar em algum lugar com urgência, eles estão sempre prontos para melhor nos atender.

Que a vida de motoboy não é fácil nós já imaginamos, mas você já se perguntou como é o dia a dia desses profissionais no trânsito das grandes cidades como, por exemplo, Feira de Santana?

Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações e notícias sobre a vida de motoboy nos centros comerciais e como se dá a mobilidade urbana deles.

Vamos conferir?

A vida de motoboy nos grandes centros comerciais

O aumento de motoboys pelas cidades, principalmente nos centros comerciais, colaboraram para que o fluxo do trânsito ganhasse uma nova configuração, afinal eles se apropriaram do espaço entre os carros, os famosos corredores.

A vida de motoboy é essencial para o desenvolvimento de cidades, isso porque eles são especializados em produzir fluxo de mercadorias e pessoas, além de desafogar o trânsito e transporte rodoviário.

Com o trânsito cada vez mais caótico e diante da necessidade de rápida circulação e entrega de mercadorias, o trabalho de motoboy se torna a cada dia mais essencial, sobretudo quando falamos dos grandes centros comerciais.

Confira o relato em entrevista do motoboy Avenir Mamona sobre a importância do trabalho da classe.

A última pesquisa revelou mais de 1,5 milhão de motoboys no Brasil, considerado o país com o maior número de profissionais na categoria.

Por isso, cada vez mais, o trabalho formal e a segurança no trânsito estão se tornando as prioridades para muitos motoboys.

O reconhecimento da categoria pelo Ministério do Trabalho aconteceu em 2009 pela Lei 12.009/2009, assegurando registro em carteira, piso salarial, aluguel de moro, seguro de vida e outros benefícios.

No entanto, cerca de 60% ainda opta pela irregularidade. Por esse motivo, a fiscalização de trânsito é rigorosa em diversas cidades.

Algumas das justificativas utilizadas é a respeito dos custos elevados pelo curso e equipamento de segurança obrigatórios para o exercício legal da profissão. Uma média de R$ 250,00 por 30 horas de duração do curso.

Requisitos necessários para ser motoboy

Os requisitos necessários para realização da atividade como motoboy, são:

  • ter idade igual ou maior a 21 anos;
  • possuidor de carteira de habilitação para pilotar motocicleta por pelo menos 2 anos;
  • ser aprovado em curso especializado, conforme regulamentos do Contran;
  • usar colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos nos termos firmados pelo Contran.

Caso a função exija o transporte de pequenas cargas (sendo proibido o transporte de combustível, produtos inflamáveis ou tóxicos), os requisitos a serem cumpridos são:

  • registro do veículo na categoria de aluguel;
  • instalação de protetor mata cachorro;
  • instalação de aparador de linha antena corta-pipas; r
  • realização da inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.

Vida de Motoboy em Feira de Santana

O superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, apresentou alguns dados alarmantes sobre os acidentes envolvendo vítimas em Feira de Santana.

Durante a palestra realizada para funcionários da empresa CEPRENG, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), promovida pela corporação, Maurício informou que cerca de 75% dos acidentes com vítimas em Feira envolvem motociclistas.

Durante a palestra, destacou a necessidade de se ter atenção e respeito às leis de trânsito, para evitar custos com a saúde e também impactos na vida do trabalhador e na sociedade em geral.

“Creio que o Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através do Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT continua cumprindo o seu papel alcançando milhares de pessoas por um trânsito melhor e mais seguro, em uma tentativa muito firme de diminuir os índices de acidentes com mortes, já que 90% desses acidentes ocorrem por falha humana", salientou.

Maurício Carvalho ressaltou que o trabalho educativo tem resultado em número positivos e por isso a educação para o trânsito deve ser levada a sério.

A violência do trânsito ainda é o maior preocupação daqueles que trabalham pelas ruas das cidades.

Por isso é essencial manter a calma e ter muita atenção ao trânsito e aos direitos e deveres do pedestre. Afinal, todo mundo deve assumir a responsabilidade pela segurança nas ruas.

Até a próxima!

 

Publicado por: Redação | Foto: João Cordeiro

Categoria: Blog

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Perguntas frequentes

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Utilizar a tecnologia, aliada à participação popular, como ferramenta interativa na solução dos pontos apontados pela pesquisa de mobilidade urbana, promovendo a gestão pública e o cidadão como agentes desta transformação.
O mobilidade.feira inicialmente surgiu como um site para facilitar o acesso e potencializar os resultados da pesquisa do Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável de Feira de Santana desenvolvida pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), coordenado pela Pirelli. Este projeto decorreu de uma série de questões aplicadas junto a vários segmentos da população, que se reverterá em importante ferramenta para a gestão municipal desenvolver o seu projeto de mobilidade urbana, nos próximos anos. Ao identificar o enorme potencial deste instrumento digital, a Prefeitura Municipal decidiu evoluir o site, transformando-o num portal interativo para ajudar no mapeamento, gestão da informação e principalmente, viabilizar um canal de comunicação eficiente, dinâmico e moderno com a população durante o alcance destes desafios.
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